Informativo
Em março o Seminário Internacional do Programa FOREFRONT – uma das atividades de internacionalização do PPGSNP
(17/02/2020)
No período de 9 a 13 de março, o Campus da UFV irá receber o Seminário Internacional do Programa FOREFRONT, um evento de conclusão dos projetos desenvolvidos, e com o objetivo de avaliar e debater os principais resultados, aprendizados e possíveis caminhos para futuras colaborações.
O FOREFRONT – Benefícios da natureza nas fronteiras agroflorestais: conectando atores, estratégias, biodiversidade funcional e serviços dos ecossistemas é um programa internacional de pesquisa em parceria executado pela UFV, Universidade Nacional Autônoma e o Colégio da Fronteira Sul (ambas do México) e Universidade de Wageningen (Países Baixos). O Programa é financiado desde 2015 pelo Interdisciplinary Research and Education Fund (INREF) da Universidade de Wageningen.
Os coordenadores do FOREFRONT na UFV são os professores Irene Cardoso, do PPGSNP-UFV, e Felipe N. B. Simas (DPE-UFV). Pós-graduandos do PPGSNP e de outros Programas da UFV executam seus trabalhos sob a chancela do FOREFRONT, e desta parceira, além da troca de experiências, intercâmbio de estudantes e publicações diversas, já tivemos uma defesa de tese de Doutorado na modalidade Double Degree com a Universidade de Wageningen, estando prevista mais outra defesa para o próximo mês de abril.
O Programa estuda as dinâmicas ecológicas e sociais em áreas de fronteira entre agricultura e florestas naturais e tem como objetivo geral estudar as estratégias de uso de paisagens de diversos atores e relacioná-las com o funcionamento da paisagem e o fornecimento de serviços ecossistêmicos. Participam do Programa mais de 25 pesquisadores, 5 pós-doutorados, 11 estudantes de PhD e vários estudantes de Mestrado das quatro instituições envolvidas.
Dentre as presenças já confirmadas no Seminário, além de estudantes e professores dos diversos países, destacam-se o coordenador geral do INREF, a representante da Universidade de Wageningen para a América Latina e representantes da Colômbia, Suriname e Bolívia, além de participantes da Tropenbos, fundação holandesa que trabalha com florestas e que está co-financiando o evento.
A abertura do Seminário Internacional vai acontecer a partir das 14:00 h do dia 9 de março, no Auditório do Departamento da Engenharia Florestal, Campus da UFV.