Professor do PPGSNP ministra palestras em congressos brasileiro e colombiano

06/10/2024

O professor do PPGSNP, Teogenes S Oliveira, apresentou palestras no XIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, em 28 de agosto, e XXI Congresso Colombiano de Ciência do Solo em Medellin – Colombia, este na última quinta feira, 3 de outubro. A palestra do congresso de sistemas agroflorestais (SAFs) foi intitulada: “Sistemas agroflorestais: uma das únicas alternativas para as mudanças climáticas”. Na Colômbia, o tema foi: “Soil health as the basis for the sustainable development”.
Em ambas as palestras, o professor abordou os temas a partir dos resultados obtidos em trabalhos realizados no semiárido e na Amazônia, associados ao condicionamento físico do solo, à diversidade de plantas e da pedofauna e à dinâmica da matéria orgânica nesses ambientes e o aumento da saúde do solo com o uso de SAFs
Na Colômbia também houve oportunidade de conhecer um pouco da realidade da produção e da pesquisa em café, o contato com os Andisols e reencontrar egressos da UFV, inclusive o ex-orientado José Rodrigues, hoje atuando na Agrosavia, empresa equivalente a Embrapa naquele país.