Disciplinas
Os pós-graduandos podem cursar disciplinas oferecidas pelo Departamento de Solos (DPS), por outros Departamentos da UFV e por outras instituições, desde que atendidos as exigências estabelecidas pelo Programa. Informações sobre essas exigências de cumprimento de disciplinas pelo PPGSNP-UFV são indicadas ao final desta página.
Abaixo são listadas as disciplinas específicas do DPS-UFV. Outras disciplinas de outros Departamentos e comumente cursadas por pós-graduandos do PPGSNP são indicadas à continuação, apenas como uma referência. Outras disciplinas oferecidas na Instituição são listas na Relação de Disciplinas da UFV.
As disciplinas são oferecidas no primeiro ou no segundo semestre, sendo o número de créditos variável em função do número de aulas práticas e teóricas. Um crédito na UFV representa 15 horas de aula. A codificação da disciplina traz as principais informações a ela associadas. Desta forma e utilizando o exemplo da disciplina SOL613 que apresenta a codificação 5(3-2) II, tem-se que ela possui 5 horas semanais de aulas (75 h de carga horária semestral), distribuídas em 3 teóricas + 2 práticas por semana, e com oferecimento no segundo semestre (II) letivo de cada ano.
Disciplinas da Pós-graduação do Departamento de Solos (DPS-UFV)
SOL 600 – Métodos de Análises de Solos e de Plantas 6(2-4) I
Teoria e fundamentos na realização de análises físicas e químicas de solos e plantas. Análises de Solos: amostragem; análises químicas e físico-químicas. Análises de Plantas. Amostragem; determinação de formas totais e de formas solúveis; interpretação de resultados.
SOL 613 – O Sistema Terra: Dinâmica e Processos 5(3-2) II
O sistema terra: componentes, fluxos e processos. Interações dinâmicas entre os (sub)sistemas terrestres. Registro geológico e história da terra. Minerais e rochas. Intemperismo e formação de minerais secundários. Mapas e relatórios geológicos. Aspectos gerais da geologia do Brasil. Viagem de campo: quadrilátero ferrífero e província cárstica.
SOL 615 – Mineralogia do Solo 6(2-4) II
Conceitos básicos. Importância da mineralogia do solo. Cristalografia química. Noções de cristalografia. Gênese e estrutura dos principais minerais dos solos. Aspectos teóricos da dispersão de coloides e do fracionamento de solos. Métodos de identificação dos minerais de solos por análises químicas, análise térmica e difratometria de Raios-X.
SOL 626 – Gênese e Classificação de Solos 6(2-4) I
Filosofia e princípios de gênese e classificação do solo. Fatores de formação de solos. Processos básicos e gerais de formação de solos. Gênese e características gerais de solos tropicais. Classificação de solos. Domínios pedológicos brasileiros.
SOL 640 – Física do Solo 6(2-4) II
A fase sólida do solo: frações texturais, coloides, análise granulométrica, estrutura do solo, consistência do solo. Água do solo: propriedades da água, potencial da água do solo, curva característica da água do solo, movimento da água do solo. Ar do solo. Temperatura do solo.
SOL 641 – Física do Solo Aplicada a Processos de Transferência 6(2-4) I
Estrutura e propriedades da água. Armazenagem da água no solo. Bases termodinâmicas no estudo do sistema solo-água. Movimento da água no solo. Balanço hídrico no solo. Movimento de solutos no solo. Transferência de calor no solo.
SOL 645 – Solos de Ecossistemas Florestais 5(3-2) I
Conceituação de Solos florestais. Solos e florestais e nutrição de árvores frente a problemas ambientais. Solos associados a biomas florestais. Produtividade e classificação de sítios florestais. Dinâmica do crescimento florestal. Propriedades do solo e o crescimento florestal. Biomassa e ciclagem de nutrientes em ecossistemas florestais. Nutrição mineral de espécies florestais. Adubação de florestas: viveiro e campo. Adubação de espécies florestais. Manejo florestal intensivo e sustentação da produtividade do solo.
SOL 646 – Recuperação de Áreas Degradadas 6(2-4) I
Caracterização de área degradada (AD). Fontes de degradação ambiental, explotação de minérios e meio ambiente. Objetivos da recuperação de AD. Plano de recuperação de áreas degradadas-PRAD. Processos de formação de solo e a RAD. Geomorfologia e reconstrução topográfica no contexto de RAD. Geoquímica de sulfetos e geração de drenagem ácida. Armazenamento e retorno de “topsoil” e uso de serapilheira. Revegetação e princípios ecológicos aplicados a RAD. Monitoramento e avaliação do processo de RAD.
SOL 647 – Metodologia de Pesquisa em Agroecologia – Ênfase em Solos 5(3-2) II
Filosofia da ciência. Agroecologia – conceitos, bases e princípios. Pré-projeto de pesquisa. Escrita científica. Indicadores agroecológicos. Etnopedologia. Projeto de pesquisa.
SOL 648 – Uso dos Solos nos Trópicos 5(3-2) I
Os solos e as atividades agrícolas nos trópicos, com ênfase no Brasil. Uso dos solos nos trópicos relacionados aos aspectos climáticos. Uso reversível e irreversível dos solos. Uso dos solos em agricultura. Uso dos solos em relação à quantidade e qualidade da água. Uso dos solos sob irrigação. Agricultura em relevos acidentados. Indicadores quantitativos da qualidade do solo.
SOL 650 – Química do Solo 5(3-2) I
Composição do solo. Equilíbrio químico. Interação de superfície da fase sólida com a solução do solo. Adsorção e troca de cátions no solo. Adsorção de ânions pelo solo. Equilíbrios de solubilidade comuns no solo. Solos afetados por sais.
SOL 655 – Geoquímica Ambiental 5(3-2) II
O núcleo atômico e a origem dos elementos. Abundância geoquímica dos elementos. Princípios de termodinâmica aplicada a sistemas naturais. Litogeoquímica. Geoquímica de superfície. Equilíbrios químicos e interação dos principais metais pesados no solo. Principais ciclos biogeoquímicos globais. Eutrofização e contaminação de recursos hídricos e solos. Metais pesados como poluentes e como nutrientes.
SOL 660 – Matéria Orgânica do Solo 6(3-3) II
Carbono nos ecossistemas terrestres. Formas de carbono no solo. Processos de decomposição, mineralização e humificação da matéria orgânica. Fatores que influenciam a dinâmica de matéria orgânica do solo. Características da matéria orgânica e as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Matéria orgânica e a gênese do solo. Manejo da matéria orgânica em solos tropicais.
SOL 670 – Fertilidade do Solo 5(5-0) I
Conceito de fertilidade do solo. Argilas. Adsorção iônica. Acidez do solo. Correção da acidez do solo. Nitrogênio no solo. Fósforo no solo. Potássio no solo. Enxofre no solo. Micronutrientes no solo. Avaliação da fertilidade do solo. Recomendação de adubação. Mistura e aplicação de adubos. Matéria orgânica do solo e metais pesados.
SOL 681 – Pedometria 6(2-4) II
Mapeamento digital de atributos e classes de solos. Sensoriamento remoto. Sensoriamento proximal. Instrumentação. Geoprocessamento. Machine learning. Algoritmos classificadores.
SOL 730 – Pedogeomorfologia 6(2-4) II
Fundamentos de geologia. Ciclos biogeoquímicos, geotectônica, Paleossolos. Pedosfera: solo como sistema aberto. Solos tropicais: constituintes e processos físico-químicos e biológicos. Geomorfologia geral e tropical: pedoforma e paisagem. Micromorfologia e ultraestrutura dos solos: técnicas e aplicações. Geografia dos grandes sistemas pedológicos.
SOL 735 – Geosystems, landscapes and land uses in Brazil and West Africa; convergences and scenarios 3(3-0) II (*)
Introduction: Geosystems in Brazil and West Africa. Agriculture, Land Use and Food Production: the great plant globalization. Historical and Social connections Brazil – West Africa. A big river with interconnected margins: Brazil and West Africa.
SOL 771 – Avaliação da Fertilidade do Solo 6(2-4) II
Fertilidade do Solo. Elementos disponíveis. Leis de adubação. Confiabilidade das recomendações. Métodos de avaliação. Análise Química de Solos. Teoria e fundamentos. Amostragem. Fatores intensidade, quantidade e capacidade tampão. Métodos de correlação e de calibração. Correção do solo. Diagnose Foliar. Vantagens e limitações. Amostragem. Processos de análises. Métodos de interpretação. Técnicas Experimentais dos Ensaios Biológicos. Em casa de vegetação. Microparcelas. Experimentos de campo. Curvas e superfícies de resposta. Análise econômica. Recomendação de Adubação.
SOL 776 – Estágio em Ensino I 1(0-1) I e II
Esta disciplina propõe-se fornecer para estudantes de pós-graduação experiência de ensino, pelo planejamento, preparação e lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas de graduação do Departamento de Solos sob supervisão e acompanhamento do professor da respectiva disciplina.
SOL 777 – Estágio em Ensino II 2(0-2) I e II
Esta disciplina propõe-se fornecer para estudantes de pós-graduação experiência de ensino, pelo planejamento, preparação e lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas de graduação do Departamento de Solos sob supervisão e acompanhamento do professor da respectiva disciplina.
SOL 791 – Tópicos Especiais em Ciência do Solo II 2(2-0) I, II e III
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares da UFV.
SOL 792 – Tópicos Especiais em Ciência do Solo III 3(3-0) I, II e III
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares da UFV.
SOL 793 – Tópicos Especiais em Ciência do Solo V 5(5-0) I, II e III
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares da UFV.
SOL 794 – Problemas Especiais 1(1-0) I, II e III
Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionados com a área específica de pesquisa e julgado de importância para a sua formação.
SOL 795 – Problemas Especiais 2(2-0) I, II e III
Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionados com a área específica de pesquisa e julgado de importância para a sua formação.
SOL 796 – Problemas Especiais 3(3-0) I, II e III
Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionados com a área específica de pesquisa e julgado de importância para a sua formação.
SOL 797 – Seminário 2(2-0) I e II
SOL 799 – Pesquisa
Disciplinas em processo de criação (oferecidas em caráter experimental dem 2021-I)
Chemistry and Fertility of Tropical Soils I 5 (5-0) (*)
Introduction. Basic concepts of soil chemistry and mineralogy. Plant nutrients and beneficial elements. Nutrient dynamics in the soil-plant-atmosphere continuum. Soil acidity, liming and dynamics of Ca and Mg in the soil-plant system. Nitrogen. Phosphorus. Potassium. Sulfur. Micronutrients. Basic concepts for soil fertility evaluation and control. Fertilizers. Nutrient management in agriculture and forestry.
Introdução à linguagem R e Tópicos em Aprendizado de Máquina I 5(1-4)
Introdução à linguagem R. Instalação e interação com o programa, sintaxe e comandos. Tipos de variáveis em R. Estrutura de dados e tipos de dados no R. Função e argumentos. Estruturas de controle da Linguagem R. Introdução ao aprendizado de máquina. Tipos de aprendizado. Técnicas supervisionadas: Classificação e Regressão. Técnicas não supervisionadas: PCA e Cluster. Classificadores múltiplos: bagging e boosting.
(*) disciplinas oferecidas em inglês
Outras disciplinas da UFV que têm sido frequentemente cursadas por pós-graduandos do PPGSNP
BQI 701 – Espectrometria de Massas Aplicada à Análise de Biomoléculas
BVE 644 – Ecologia Vegetal
BVE 645 – Fitogeografia do Brasil
BVE 671 – Nutrição e Metabolismo das Plantas
BVE 673 – Fisiologia da Produção
BVE 674 – Ecofisiologia Vegetal
BVE 677 – Metabolismo Mineral de Plantas
BVE 678 – Fisiologia das Plantas Lenhosas
BVE 746 – Fitoindicadores de Impacto Ambiental
BVE 770 – Fisiologia do Estresse Abiótico em Plantas
CIV 631 – Geologia para Engenheiros
EDU 660 – Metodologia do Ensino Superior
ENF 608 – Ecologia e Restauração Florestal
ENF 610 – Sensoriamento Remoto
ENF 612 – Introdução ao Sistema de Informações Geográficas
ENF 613 – Tópicos Avançados em Sistemas de Informações Geográficas
ENF 625 – Métodos Estatísticos em Ciência Florestal
ENF 645 – Agrossilvicultura
ENF 685 – Avaliação de Impactos Ambientais
ENF 687 – Hidrologia Florestal e Manejo de Bacias Hidrográficas
ENG 610 – Sistema Solo-Planta-Atmosfera
ENG 641 – Hidrologia
ENG 646 – Engenharia de Conservação de Solo e Água
ENG 647 – Qualidade do Meio Físico Ambiental
ENG 723 – Mudanças Climáticas e Agricultura
ENG 744 – Manejo de Água-Planta em Solos Salinos
EST 620 – Estatística Aplicada
EST 622 – Estatística Experimental I
EST 630 – Métodos Estatísticos I
EST 631 – Métodos Estatísticos II
EST 635 – Estatística Espacial Aplicada
EST 734 – Geoestatística
FIT 600 – Manejo e Conservação de Solos
FIT 611 – Nutrição Mineral de Plantas
FIT 690 – Técnicas Experimentais em Fitotecnia I
FIT 691 – Agroecologia
FIT 692 – Planejamento e Análise de Experimentos Agrícolas
FIT 710 – Relaççoes Solo-Planta
FIT 713 – Comunicação Científica em Agricultura
LET 610 – Inglês Instrumental I
MBI 650 – Microbiologia do Solo
MBI 651 – Laboratório de Microbiologia do Solo
MBI 652 – Interações Planta-Microrganismo
MBI 665 – Geomicrobiologia
QUI 673 – Química Ambiental
QUI 750 – Termodinâmica no Equilíbrio
QUI 752 – Físico-química dos Sistemas Coloidais
Exigências quanto ao cumprimento de disciplinas pelo PPGSNP-UFV
O Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas exige, além do cumprimento dos 24 créditos mínimos:
– ao final do primeiro semestre, que o pós-graduando finalize o Plano de Estudos, documento que contém todas as disciplinas que serão cursadas no PPGSNP;
– em todos os semestres, que o pós-graduando esteja matriculado na disciplina SOL 799 – Pesquisa;
– nos dois primeiros semestres, que o pós-graduando seja matriculado na disciplina SOL 797 – Seminário, e que até o terceiro semestre, apresente o seu seminário;
– sejam cursadas, no mínimo, cinco disciplinas além da SOL 797 e SOL 799; e
– das cinco disciplinas a serem cursadas que, pelo menos três delas devem pertencer a três diferentes Grupos de Disciplinas (**);
– cumprida a exigência do item anterior, a escolha de disciplinas é livre, sempre em consonância com o projeto de pesquisa e com a concordância do(a) orientador(a).
– a disciplina SOL 797 – Seminário não conta para a integralização dos 24 créditos no Mestrado e Doutorado.
(**) As disciplinas cursadas durante o Mestrado serão consideradas para satisfazer esta exigência no caso de doutorandos, ou seja, para esses pós-graduandos, disciplinas cursadas previamente poderão ser utilizadas para satisfazer total ou parcialmente esta exigência.
Grupos de disciplinas do PPGSNP-UFV
– Grupo 1 – Gênese, Classificação do Solo e Pedometria
SOL 613 – Sistema Terra: Dinâmica e Processos
SOL 626 – Gênese e Classificação de Solos
SOL 681 – Pedometria
SOL 730 – Pedogeomorfologia
SOL 735 – Geosystems, landscapes and land uses in Brazil and West Africa; convergences and scenarios
SOL XXX – Introdução à linguagem R e Tópicos em Aprendizado de Máquina (em processo de criação)
– Grupo 2 – Física, Manejo e Conservação do Solo e da Água
SOL 640 – Física do Solo
SOL 641 – Física do Solo Aplicada à Processos de Transferência
SOL 646 – Recuperação de Áreas Degradadas
SOL 647 – Metodologia de Pesquisa em Agroecologia – Ênfase Solos
SOL 648 – Uso dos Solos nos Trópicos
– Grupo 3 – Química, Mineralogia e Matéria Orgânica do Solo
SOL 615 – Mineralogia do Solo
SOL 650 – Química do Solo
SOL 655 – Geoquímica Ambiental
SOL 660 – Matéria Orgânica do Solo
SOL XXX – Chemistry and Fertility of Tropical Soils (em processo de criação)
– Grupo 4 – Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
SOL 600 – Métodos de Análises de Solos e Plantas
SOL 645 – Solos de Ecossistemas Florestais
SOL 670 – Fertilidade do Solo
SOL 771 – Avaliação da Fertilidade do Solo
SOL XXX – Chemistry and Fertility of Tropical Soils (em processo de criação)
As disciplinas na UFV de pós-graduação são oferecidas majoritariamente no primeiro OU no segundo semestre, e o número de créditos de cada uma é variável em função do número de aulas práticas e teóricas. E os horários das disciplinas podem variar de semestre para semestre, nem sempre se mantendo fixos. Desta forma, antes da confirmação da matrícula procure se informar na Secretaria do PPGSNP ou do Programa de Pós-graduação que vai oferecer a disciplina de interesse, de forma a permitir o adequado planejamento do seu Plano de Estudos.
Qualquer dúvida, contatar a Secretaria do PPGSNP pelo e-mail snp@ufv.br.