Informativo
Missão de trabalho na França
A profa. Isabela Cristina Filardi Vasques e o prof. J. J. Lelis Leal de Souza, membros do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas, participaram de uma missão de trabalho entre os dias 7 e 14 de julho de 2025 na França. Os professores visitaram laboratórios, bem como se reuniram com pesquisadoras e pesquisadores da Université de Cote d`Azur, Aix-Marseille University, École pratique des hautes études, Institut Français du Pétrole et des Énergies Nouvelles e Sorbonne Université. As visitas ocorreram como parte das atividades do projeto PIPDRY – Pedological Indicators for Paleoenvironmental Studies in South America Drylands, aprovado pelo prof. Souza no último edital CAPES – AMSUD.
O objetivo é reconstruir paleoambientes em três das áreas mais secas da América do Sul: 1) inselbergs no semiárido brasileiro, que conectam espécies da Amazônia e do Atlântico; 2) o domínio montanhoso oriental da região amazônica para as terras baixas desérticas do Peru influenciados pelo El Niño; e 3) a região semiárida do Chaco no nordeste da Mesopotâmia.

Profa. Isabela Vasques apresenta um de seus projetos envolvendo discentes do Programa.
O projeto envolve a colaboração de estudantes, pesquisadoras e pesquisadores do Brasil, França, Peru e Argentina.
Na ocasião, os professores apresentaram resultados preliminares de suas pesquisas realizadas, bem como estabeleceram novas parcerias e colaborações. Em 2025 um pós-doutorando do Programa iniciará suas atividades no Institut Français du Pétrole et des Énergies Nouvelles e em 2026 um estudante de doutorado do Programa realizará parte de suas análises como um doutorado sanduíche.

Prof. J.J. Lelis apresenta os principais objetivos do projeto PIPDRY no Brasil.