Informativo
Pós-graduandos do PPGSNP visitam municípios mineiros afetados pelo rompimentos de barragens de mineração
(13/11/2019)
Tópicos relacionados à recuperação de áreas degradadas foram o tema de uma recente viagem técnica de pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP-UFV) a alguns municípios mineiros afetados por rompimentos de barragens de mineração.
A viagem realizada entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro teve por objetivo o desenvolvimento de trabalhos de campo associados à disciplina SOL646 – Recuperação de Áreas Degradadas e contou com a coordenação do professor Igor Rodrigues de Assis.
O foco da visita técnica foram as áreas afetadas pelos rompimentos da Barragem do Fundão, em Mariana, e da Barragem B1, em Brumadinho, que lançaram enorme volume de rejeitos de mineração sobre as águas das bacias do Rio Doce e São Francisco, respectivamente.
No primeiro dia os locais visitados foram a Casa do Jardim (espaço cultural e de memória do rompimento da barragem), em Mariana, a área rural de Paracatu de Baixo, seguindo-se pelas margens do Rio Gualaxo do Norte até o município de Barra Longa. No segundo dia, o destino da viagem técnica foi a Estação de Tratamento de Água Fluvial (ETAF), em Brumadinho, que recolhe toda a água do Ribeirão Ferro-Carvão (Córrego do Feijão), que foi diretamente atingido pelo rompimento, lançando a água tratada no Rio Paraopeba. Na sequência algumas áreas atingidas pelos rejeitos e em processo de recuperação foram visitadas.
Nas fotos abaixo o registro da visita do grupo no município de Mariana (em cima) e na ETAF de Brumadinho (abaixo).