Pós-graduandos em viagem de estudos ao Quadrilátero Ferrífero e Grupo Bambuí

(20/02/2020)

Mesmo com as fortes chuvas do último mês de janeiro, alguns pós-graduandos dos Programas de Solos e Nutrição de Plantas e de Agroecologia da UFV tiveram a oportunidade de participar de uma viagem de campo que percorreu os municípios de Viçosa, Mariana, Ouro Preto, Belo Horizonte e Lagoa Santa, em Minas Gerais. Durante o percurso, foram realizadas diversas paradas para observação e discussão a respeito dos processos de formação geológica das regiões do Quadrilátero ferrífero e do Grupo Bambuí. Os trabalhos de campo foram associados à disciplina O Sistema Terra: Dinâmica e Processos, que foi ministrada de forma concentrada entre 20 e 31 de janeiro. A viagem de estudos objetivou aprofundar em campo, práticas de reconhecimento da paisagem, de minerais, rochas, geomorfologia, vegetação, além do apanhado histórico dos locais visitados.

Na manhã do primeiro dia de viagem o grupo visitou a Mina da Passagem, localizada entre Mariana e Ouro Preto, uma antiga mina de ouro do século XVIII.  A tarde, o grupo visitou o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, em Ouro Preto, que foi criado em 1877. O museu é o terceiro maior acervo de minerais e rochas do mundo com mais de 30.000 peças.

O grupo hospedou-se no alojamento do Parque Estadual do Itacolomi e na manhã do segundo dia fez visita ao Museu do Chá, Casa Bandeirista e percorreu uma trilha em meio a um fragmento de Mata Atlântica em regeneração. Na saída do Parque enfrentaram um imprevisto com o veículo van que levava o grupo, que fiou preso no barro. Os participantes receberam a solidariedade e auxílio da equipe do Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG) do Parque e, juntos conseguiram liberar o veículo e seguir viagem até o Parque Estadual do Sumidouro.

Já no fim da tarde, os estudantes visitaram o Museu Perter Lund e a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa. A gruta foi descoberta em 1835 pelo pesquisador Dinamarquês Peter Lund, um importante cientista que desbravou a região e fez importantes achados. A caverna é constituída por salões repletos de estalagmites e estalactites, por galerias onde um dia foi um rio submerso. A gruta tem 511 m de extensão e 40 m de profundidade, e tem uma estimativa de formação de 600 milhões de anos.

No terceiro dia, ainda em Lagoa Santa, o grupo visitou a Lagoa do Sumidouro e a Casa Fernão Dias. Finalizando a viagem, ao entardecer o grupo visitou o Parque Estadual Serra do Rola Moça, em Belo Horizonte, onde puderam contemplar toda a beleza cênica e científica dos campos rupestres ferruginosos.

A viagem de estudos foi coordenada pelos professores Cristine Muggler e Hidelblandi Melo.

Nas fotos abaixo o grupo na entrada da Gruta da Lapinha (Parque Estadual do Sumidouro) e com a equipe do IEF após liberarem o veículo do barro para seguirem viagem.

613_2

613_1