Professor e doutorando do PPGSNP são contemplados com recursos do Centro Lemann para Estudos Brasileiros

25/07/2024

O Centro Lemann para Estudos Brasileiros, na Illinois University (EUA), concedeu suporte financeiro ao esforço colaborativo liderado pelo Laboratório de Pesquisa de Ecossistemas de Bacias Hidrográficas (WERL) do Departamento de Engenharia Agrícola e Biológica da Universidade de Illinois Urbana-Champaign – EUA (UIUC) e pelo Laboratório de Matéria Orgânica e Resíduos (LabMoR) do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), coordenado pelo professor do PPGSNP, Teógenes Oliveira. Essa pesquisa colaborativa investiga a dinâmica dos estoques de C, N, P e S sob a adoção de sistemas conservacionistas no cultivo de café na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, Brasil, em cenários climáticos presentes e futuros. Por parte da UIUC estarão envolvidos os pesquisadores/professores Jorge A. Guzman e Maria L. Chu e pela UFV o professor Teogenes S. Oliveira e o estudante de Doutorado do PPGSNP David G. Campos Pereira.

Esta pesquisa visa preencher lacunas cruciais de conhecimento sobre o impacto de várias práticas de manejo agrícola na saúde do solo, particularmente no cultivo de café, um setor crítico para a economia do Brasil e o fornecimento global de café. A colaboração está preparada para fornecer insights detalhados sobre a dinâmica de nutrientes no solo, a rotatividade da matéria orgânica e o continuum solo-planta-atmosfera mais amplo. Ao mesmo tempo, preparar novos investigadores com bases sólidas e expertise em diversos campos e experimentação computacional, incluindo aprendizado de máquina, inteligência artificial e engajamento comunitário. O discente David receberá bolsa complementar ao seu treinamento sanduíche em Illinois com recurso do Centro Lemann.