Realizado acordo de cooperação com a Auburn University

07/06/2024

No última semana de maio de 2024 foi assinada a versão final de um acordo firmado entre Auburn University e Universidade Federal de Viçosa voltado para incentivar a colaboração em pesquisa e pós-graduação dessas instituições. O acordo prevê um programa de mestrado-doutorado combinado. Embora tenha nascido de uma parceria entre o PPGSNP e Geosciences Department, o convênio se estende a qualquer programa de pós-graduação da AU e UFV. O programa combinado mestrado-doutorado permitirã que estudantes que concluírem seu mestrado em uma das instituições possam migrar para realizar seu doutoramento na outra instituição. Sob supervisão em ambas as instituições.

O acordo também permite o intercâmbio de estudantes que não demandem obtenção de titulo, além de participação em eventos, pesquisa em rede, intercâmbio cultural, programas especiais de curto prazo e quaisquer outras atividades que sejam de interesse de ambas as instituições. O acordo tem duração de cinco anos podendo ser renovado a critério das instituições. A Auburn University possui vasta experiência e estrutura nas temáticas de estudos de áreas contaminadas, datação, análise de carvão entre outras temáticas, as quais serão complementares com as expertises do PPGSNP. Atualmente o Geosciences Department já recebe um pos-doc do PPGSNP e nos próximos meses receberá mais um estudantes de doutorado. O professor do PPGSNP José João Lelis, que realizou seu treinamento naquela instituição em 2023, foi um grande incentivador da concretização desta parceria.