Linhas de Pesquisa
Dentro das áreas de concentração do PPGSNP-UFV (Manejo Nutricional de Culturas; Manejo do Solo e Meio Ambiente e Geoquímica e Processos Pedogenéticos), estão organizadas as seguintes linhas de pesquisa:
1 – GEOQUÍMICA, MINERALOGIA DE SOLOS E REMEDIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Propriedades do solo e fenômenos físico-químicos. Tratamento e reciclagem de resíduos. Metais pesados no sistema solo-planta. Drenagem ácida. Recuperação de áreas degradadas. Gênese, estrutura e identificação de minerais. Mecanismos Redox. Adsorção e troca iônica em solos de carga variável.
2 – PROCESSOS PEDOGENÉTICOS E RELAÇÃO SOLO-AMBIENTE
Processos de gênese das classes de solos brasileiros (atributos químicos, físicos, mineralógicos e micromorfológicos). Evolução pedogeomorfológica, levantamento de solos e aptidão agrícola, com ênfase em técnicas de geoprocessamento.
3 – ALTERAÇÕES DE PROPRIEDADES EDÁFICAS EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO
Bacias hidrográficas como unidade de manejo dos solos. Dinâmica de água e solutos no sistema solo-planta. Compactação, adensamento e encrostamento de solos. Retenção de água em substratos para plantas oranmentais. Perdas por erosão.
4 – MANEJO NUTRICIONAL DE AGROECOSSISTEMAS
Eficiência de absorção e utilização de nutrientes, formas de nutrientes e equilíbrios catiônicos e aniônicos em plantas; compartimentalização e translocação de nutrientes. Status nutricional de plantas; correção e adubação do solo para os cultivos.
5 – MATÉRIA ORGÂNICA E SUSTENTABILIDADE DE AGROECOSSISTEMAS
Aporte e dinâmica de matéria orgânica no solo. Características das substâncias húmicas. Adubação verde. Biologia do solo. Modelos matemáticos aplicados à dinâmica da matéria orgânica do solo.
6 – FATORES E PROCESSOS EM SOLOS DE ECOSSISTEMAS FLORESTAIS
Ciclagem de carbono e nutrientes em formações florestais. Nutrição mineral de espécies florestais. Correção e fertilização de solos cultivados com espécies florestais. Classificação de sítios. Implicações das técnicas de manejo na produtividade florestal.