40 anos do PPGSNP

(18/12/2017)

40 anos_foto

No último dia 1º dezembro pós-graduandos, técnicos, docentes autoridades e convidados comemoraram os 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) da Universidade Federal de Viçosa. O PPGSNP iniciou suas atividades com o Mestrado em 1977, vindo a consolidar-se com o Doutorado, em 1982.

O evento foi marcado pelas recordações dessas quatro décadas de história e por homenagens e gratidão a todos os que contribuíram para o sucesso do Programa.

A mesa da solenidade foi composta pela Reitora Nilda Soares, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Oliveira, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Luiz Alexandre Peternelli, o coordenador do PPGSNP, Raphael Fernandes, e o Chefe do Departamento de Solos, Genelício Rocha.

Durante a festividade foram homenageados os professores Liovando Costa, Roberto Novais, Maurício Fontes, Nairam Barros e Victor Hugo Alvarez; e os técnicos Zélia Barbosa, Carlos Fonseca, Sebastião Barros e Írio Fernando de Freitas. Esses docentes e servidores técnico administrativos estavam na criação do PPGSNP e, até hoje, seguem contribuindo com o Programa, servindo de exemplo de dedicação e compromisso para as presentes e futuras gerações.

As atividades foram finalizadas com uma seção de short talks proferidas por docentes do Programa, que relembraram memórias profissionais e afetivas desses 40 anos.

A programação contou ainda com a palestra “Agricultura e Ciência do Solo Brasileira: para além da produção de biomassa”, proferida pelo professor Flávio Camargo (UFRGS), presidente do 21º Congresso Mundial de Ciência do Solo que será realizado no Brasil, em 2018.

As comemorações dos 40 anos do PPGSNP começaram no último dia 27 de novembro, com uma exposição fotográfica de diferentes momentos nessas quatro décadas, além de uma exposição de monolitos, na entrada do Departamento de Solos.

A excelência do PPPGSNP pode ser medida pelo sucesso dos pesquisadores que o Programa formou nestes 40 anos de história: foram 845 ex-alunos, sendo defendidas 532 dissertações de mestrado e 313 teses de doutorado. “Nossos egressos são o que temos de mais importante para apresentar à sociedade brasileira como resultado de nossos  esforços”, disse o coordenador durante a solenidade.

Fotos da solenidade de abertura estão disponíveis neste link.