Antártica e as Mudanças Climáticas: docentes do PPGSNP em destaque na mídia nacional e internacional

(17/02/2020)

Os professores Carlos Schaefer e Márcio Francelino, orientadores do PPGSNP-UFV, foram destaque na última semana em várias mídias no país e exterior com o trabalho que ambos realizam na Antártica por meio do TerrAntar.

O Núcleo TerrAntar da UFV integra o INCT Criosfera, inciativa que tem como objetivo principal integrar a comunidade científica nacional que investiga o papel das geleiras, manto de gelo, gelo marinho e permafrost na Antártica e nos Andes.

Nas reportagens veiculadas em diferentes portais, os dois professores apresentaram dados que registraram a maior temperatura já registrada na Antártica. O valor de 20,75°C foi verificado na unidade de monitoramento mantida pelo TerrAntar-UFV na Ilha Seymour (Marambio), no Mar de Weddell, na Antártica Marítima.

As reportagens apareceram nos seguintes portais Globo NewsEstadãoFolha de São PauloPortal G1Estado de MinasRevista ExameIsto é,  The GuardianWashington Post. O assunto também foi discutido no Jornal Nacional do último dia 13 de fevereiro, cuja reportagem está disponível aqui.

O PPGSNP-UFV parabeniza os professores envolvidos e toda a equipe de pós-graduandos e demais técnicos e bolsistas envolvidos neste trabalho de duas décadas no continente Antártico.

Nas fotos abaixo um dos acampamentos dos pesquisadores do Núcleo Terrantar – UFV na Antártica e um dos pontos de monitoramento da umidade e temperatura do solo/permafrost.

antartica 1

antartica 2