Aprovado consórcio para viabilizar a Universidade PronaSolos

30/04/2022

Em um esforço conjunto dos professores do PPGSNP, Carlos Schaefer, Márcio Francelino e Elpídio Fernandes, com apoio de Reinaldo Cantarutti, Raphael Bragança, e João Carlos Ker, a UFV conseguiu habilitar-se para ser um dos polos do curso de especialização em “Geoprocessamento, levantamento e interpretação de solos”, a ser ofertado no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Trata-se de uma iniciativa conjunta com outras instituições para viabilizar a Universidade Pronassolos. Além da UFV, foram aprovados mais três polos: na UFRRJ, UFMG e UFRA. A construção da proposta também contou com colaboração da UFG e da UFRPE. O polo da UFV coordenará, além do curso a ser oferecido em Viçosa, os realizados em Lavras (UFLA), Uberlândia (UFU) e em Divinópolis e Montes Claros (UEMG). Esses cursos visam preparar pessoal técnico para atuarem no âmbito do Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos), que pretende mapear os solos do Brasil em escalas que vão de 1:25.000 a 1:100.000 nas próximas três décadas. Vale destacar a colaboração da CEAD, na pessoa do prof. Francisco de Assis, que não mediu esforços para submeter a proposta da UFV a CAPES. O representante da UFV na Universidade PronaSolos é o prof. João Carlos Ker.

LVA plintico e Plintossolo Petrico concrecionario latossólico (3)