Bolsas (2) de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE-Capes/PrInt-UFV

(22/04/2020)

O Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) informa que a UFV e a Capes decidiram retomar os procedimentos do edital 2020 das bolsas de doutorado sanduíche (PDSE) no exterior pelo Programa Capes-PrInt.

As mudanças nesta retomada são os possíveis momentos de saída do país: 1) setembro de 2020, 2) entre outubro e dezembro de 2020, e 3) entre janeiro e março de 2021.

IMPORTANTE = interessados deverão encaminhar toda a documentação para o snp@ufv.br até o próximo dia 29 de abril.

O PPGSNP tem duas bolsas de doutorado sanduíche, uma em cada um dos seguintes projetos:
– Projeto 1: Inovações no manejo de solos tropicais além da produção de alimentos e bioenergia – Bolsa: 1 PDSE (12 meses)
– Projeto 2: Governança do solo e da água: base para a qualidade ambiental – Bolsa: 1 PDSE (12 meses)

Os planos de trabalho devem estar relacionados aos temas e projetos acima, conforme proposta encaminhada pelo PPGSNP à Capes.

Na avaliação interna no PPGSNP, os principais critérios a serem considerados na avaliação serão:
– a aderência das propostas às instituições internacionais parceiras já consideradas pelo PPGSNP na proposta enviada a Capes e disponível aqui
– a possibilidade de dupla titulação (double-degree)

Aos interessados recordamos que o PPGSNP exige a aprovação no exame de qualificação como condição para a saída (e não para a inscrição no processo) para o sanduíche.

Mais detalhes do PrInt-UFV: www.print.ufv.br