Comemoração dos 90 anos do DPS e 25 anos do MCTAD

Na próxima sexta-feira, dia 26/10/2018, o PPGSNP-UFV estará envolvido na comemoração dos 90 anos  do Departamento de Solos e os 25 anos do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef.

Alguns eventos marcarão essa data festiva, com destaque especial para os seminários de proeeminentes autoridades da Ciência do Solo Nacional.

A programação para o dia festivo (26/10/2018) segue à continuação:
08h – Visita ao Laboratório de Rotina de Análise de Solo e Planta
10h – Café com Ciência
11h – Palestra: “Agricultura com base em evidências” com  Luís Ignácio Prochnow (IPNI).
14h – Palestras:
“A História da Ciência do Solo” com os professores Igo Lepsch e José Luiz Demattê.
“DPS: Passado e Presente”, com o professor Nairam Félix de Barros.

Na quinta-feira, dia 25/10, teremos no  Auditório da Biblioteca Central as seguintes atividades:
a) 14-18h – Painel: Museus como territórios educativos e lugares de sentido.
Leonardo Civale (DGE/UFV), Rosângela Bitencourt (Professora da Rede Estadual), Hudson Rosemberg Poceschi e Campos (IFMG/Campus Bambuí), Moema Carneiro (Museu Ginásio São José, Ubá/MG), Talita de Cássia Francisco (Professora Rede Estadual), Irene Maria Cardoso (DPS/UFV), Cristiani Alves Costa (FEAM) , Vítor Secchin (Coordenador de Jornalismo TV UFOP)

b) 19-21h – Mesa: Educação em Museus: formação, resistência e reinvenção.
Isabel Mendes – Práticas educativas e mediação em museus do Rio de Janeiro .
Aline Miranda e Souza – Museu Nacional: ação educativa que resiste ese reinventa.

E ainda dentro desta mesma programação, O PPGSNP-UFV está recebendo nesta semana o professor Paulo Leonel Libardi (Esalq-USP) que está ministrando a disciplina “Tópicos Especiais II: Dinâmica da Água Aplicada a Solutos no Solo”. No foto abaixo o professor Libardi com o técnico Cláudio Brustolini no Laboratório de Física do Solo nos preparativos para uma das aulas.

IMG-20181024-WA0025