Comemorações do World Soil Day 2018 no PPGSNP-UFV

(05/12/2018)wsd

Neste 5 de dezembro, Dia Mundial do Solo, o Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) da UFV organizou algumas atividades alusivas ao tema. O Dia Mundial do Solo, mundialmente conhecido como World Soil Day, foi instituído pela FAO/ONU para demonstrar a importância e as preocupações com o recurso natural solo para a humanidade.

O PPGSNP, em parceria com o Departamento de Solos (DPS-UFV) organizaram algumas atividades para celebrar o World Soil Day, que são retratadas nas fotos abaixo.

A primeira atividade foi a colocação da placa inaugural da Exposição Permanente de Monolitos de Solos da coleção “Solos de Minas Gerais”. Toda a exposição foi preparada e confeccionada pelo professor Walter Abrahão (DPS-UFV) em projeto que contou com o apoio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM-MG), em parceria com a UFLA, UFOP e Fundação CETEC-MG.

DSC08980 DSC08982
Acima os professores Walter Abrahão e Victor Hugo Alvarez no descerramento da placa, e abaixo o coordenador da exposição explicando um pouco do desafio enfrentando aos participantes do evento.

Na sequência, os participantes foram convidados para se dirigirem ao hall do Departamento de Solos para visitarem a exposição “25 anos em movimento” que retrata um pouco da trajetória do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD). Na exposição estão elementos que retratam as principais atividades e ações educativas em ciência do solo, bem como objetos e materiais desenvolvidos pelo MCTAD. A visita dos membros do DPS-UFV foi precedida pela visita de estudantes de escolas públicas da cidade. As atividades do MCTAD ocorrem sob a coordenação da professora Cristine Muggler (DPS-UFV).

DSC08934 DSC08949 DSC08985
As duas fotos acima retratam a visita de estudantes à exposição “25 anos em movimento” que retrata a história do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD) vinculado ao DPS-UFV. Na foto abaixo, a coordenadora do MCTAD apresenta a exposição aos membros do Departamento de Solos.

Outra atividade em comemoração ao World Soil Day foi o curso “Introdução ao Google Earth Engine (GEE)”, minstrado  pelo doutorando do PPGSNP-UFV, Guilherme Oliveira, sob supervisão e coordenação do Prof. Márcio Francelino. O GEE pode ser usado para modelagem de dados espaciais em nuvem com aplicações variadas em ambiente e solos. O curso aconteceu na sala de computadores do DPS-UFV durante todo o dia de hoje.

gee_1 gee_2
Nas fotos acima detalhes do curso de aplicações do Google Earth Engine, minstrado  pelo doutorando do PPGSNP-UFV, Guilherme Oliveira.

Mais informações e materiais sobre o World Soil Day podem ser obtidas em: http://www.fao.org/world-soil-day/en/