Defesa de tese em regime de Double-degree (UFV & WUR) no PPGSNP

(26/05/2020)

Nesta terça-feira o PPGSNP-UFV teve a sua terceira defesa de tese em regime de cotutela (Double-degree) com uma Universidade estrangeira. O agora doutor Lucas de Carvalho Gomes defendeu sua tese intitulada “Land use change and ecosystem services: linking social and ecological systems across time”, e receberá o título pela UFV e pela Wageningen University (WUR), da Holanda.

A tese contou com a orientação dos professores Irene Cardoso (UFV) e R.P.O. Schulte (WUR), e faz parte do convênio de cooperação associado ao programa internacional de pesquisa FOREFRONT – Nature’s benefits in agro-forest frontiers: linking actor strategies, functional biodiversity and ecosystem services, uma parceria que envolve ainda a Universidade Nacional Autônoma e o Colégio da Fronteira Sul (ambas do México). O FOREFRONT é financiado desde 2015 pelo Interdisciplinary Research and Education Fund (INREF) da Wageningen University.

A tese foi defendida em inglês e por videoconferência, sendo que a defesa pode ser visualizada aqui.

Com informado, essa é o terceiro Double-degree do PPGSNP-UFV. Em janeiro último, Heitor Mancini Teixeira, orientado da professora Irene Cardoso e doutorando originalmente matriculado na WUR, defendeu sua tese dentro do mesmo marco do Forefront, recebendo título pela UFV e WUR. E, a primeira defesa em regime de double-degree do PPGSNP aconteceu em 2018, com a hoje doutora Gisely Souza Barcelos, orientada do professor Jaime Mello, que teve seu título pela UFV e pela University of Queensland, Austrália.

Iniciativas de cotutela são mais uma das iniciativas do PPGSNP dentro do planejamento do Programa buscando ampliar sua internacionalização.

Abaixo um dos momentos da defesa online da tese de Lucas Gomes.

lucas 1