Discente do PPGSNP é selecionado para receber bolsa CAPES Demanda Social

20/03/2023

O discente do PPGSNP, Daniel Kroehling Rodrigues, foi um dos quatro selecionados para receber bolsa CAPES através do Edital Demanda Social No 01/2024, onde apresentou o projeto intitulado “Indicadores pedológicos para estudos paleoambientais no semiárido brasileiro”, sob a orientação do professor do PPGSNP José João Lelis Leal de Souza. O objetivo da proposta é realizar parte de seus estudos na Auburn University (AU), sob a supervisão do prof. Richard Vachula. O treinamento na AU permitirá ao estudante desenvolver técnicas ainda pouco conhecidas no Brasil, como o estudo de fitólitos e carvão. O prof. Richard Vachula é um paleoecologista que pesquisa como incêndios e seres humanos têm afetado ecossistemas passados para fornecer subsídios para as decisões de gestão e política atuais. O prof. José João L. L. de Souza esteve em 2023 como visitante em Auburn e recentemente aprovou uma proposta importante para o nosso programa em Chamada Pública do CNPq. Esta proposta fortalecerá a parceria com a Auburn University, que envolverá pesquisadores dos departamentos de Geociências e Estatística da AU e do Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV, e colaborará para efetivar o doutorado integrado que já se encontra em vias de ser implementado.