Dissertação do PPGSNP gera nova Patente

25/11/2023

A dissertação de Gaston Benatti Rochebois, orientado pelo professor Márcio Rocha Francelino durante seu mestrado no PPGSNP, e co-orientado pelo prof. Liovando Marciano da Costa,  gerou a patente USO DE RESÍDUO SIDERÚRGICO SÍLICA ATIVA NA AGRICULTURA COMO BLOQUEADOR DA ADSORÇÃO DO FOSFATO PELOS SOLOS. Refere-se ao uso do resíduo siderúrgico sílica ativa como bloqueador da adsorção do fosfato pelos solos, mais especificamente os de clima tropical. A sílica ativa é um subproduto da produção do silício metálico, uma variedade amorfa de sílica, composta basicamente de dióxido de silício de elevada pureza. A sílica ativa apresenta potencial agrícola, a partir da possibilidade de redução das quantidades aplicadas de adubação fosfatada, pois a adsorção por parte do silício pelas partículas de solo acaba por deixar mais fosfato livre para as plantas. Com a aplicação da sílica ativa no solo, o silício desta, compete com o fosfato pelos sítios de adsorção nas partículas de argila, deixando o fósforo livre na solução do solo e maior disponibilidade para a absorção pelas plantas.