Docente do PPGSNP ministra disciplina na UNIVASF

(07/06/2019)

Durante esta semana, o professor Samuel Valadares esteve na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) ministrando a disciplina Recomendações de adubação com base em balanço nutricional e diagnóstico nutricional de plantas. A atividade faz parte de um projeto de cooperação e solidariedade do PPGSNP com o Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UNIVASF, dentro de um Edital PROCAD e que tem como título Propriedades de Solos Tropicais: da Região Amazônica ao Vale do São Francisco, cuja coordenação está a cargo do professor Maurício Fontes, também do PPGSNP-UFV. No mesmo projeto PROCAD participa também o Programa de Pós-graduação em Agronomia Tropical da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A disciplina ministrada pelo professor Samuel, em nível de pós-graduação, tem como foco principal do curso a compreensão de sistemas de recomendação de fertilizantes baseados em balanço nutricional. Docentes da UFV, em especial os vinculados ao PPGSNP, têm trabalhado nas últimas décadas para aperfeiçoar este tipo de ferramenta e expertise, que agora está sendo compartilhado com pós-graduandos e docentes da UNIVASF. Também são temas da disciplina técnicas para o diagnóstico nutricional de plantas. Toda a disciplina também foi planejada tendo em vista a realidade do Vale do São Francisco que, atualmente é uma importante região produtora de alimentos, notadamente de frutas, que são destinados ao mercado interno e à exportação.

Nas fotos abaixo o professor Samuel Valadares durante a disciplina.

samuel 1 samuel 2