Docente do PPGSNP-UFV representa o Brasil em evento sobre a Antártica na Suiça

schaefer

O docente do PPGSNP, professor Carlos Ernesto Schaefer, encontra-se em Davos, Suiça, representando o Brasil na SCAR Open Science Conference, que acontece de 17 a 24 de junho.

O Comitê Científico sobre Pesquisas na Antártica (SCAR) é um comitê interdisciplinar do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU) e está encarregado de promover, desenvolver e coordenar pesquisas científicas de alta qualidade sobre o papel da região Antártica no sistema terrestre. O professor Carlos Schaefer representa o Brasil na área de Geociência. As Conferências SCAR Open Science são realizadas a cada dois anos para reunir pesquisadores, permitir a apresentação de trabalhos e incentivar o envolvimento nas atividades científicas do SCAR.

Carlos Shaefer realiza pesquisas na Antártica há quase 20 anos e é o coordenador do Núcleo TERRANTAR, que reúne pesquisadores de diversas áreas da UFV para pesquisas na Antártica e faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera. Coordenados pelo professor Schaefer, os pesquisadores viajam constantemente à Antártica para coleta de dados que já originaram diversas teses de mestrado e doutorado sobre mudanças climáticas,  características dos solos de regiões frias, as emissões de carbono dos solos e os efeitos da poluição causada pelo homem.

Os professores Elpídio Inácio Fernandes e Márcio Rocha Francelino, também  docentes do PPGSNP-UFV, também estão participando do evento, apresentando resultados de pesquisas na Antártica.

Reprodução de reportagem do Site de Notícias da UFV (Fonte: CCS-UFV), disponível em: https://www2.dti.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia2.php?codNot=29294&link=corpo