Docentes do PPGSNP participam de evento do setor florestal em Itupeva-SP

(01/11/2017)

ivo julio

Os professores do PPGSNP, Ivo Ribeiro da Silva, Júlio César Lima Neves e Nairam Félix de Barros, foram convidados pela empresa florestal Fibria como palestrantes para o Seminário “Ciclagem de Nutrientes: Implicações no Manejo Florestal da Fibria”.

O Seminário ocorreu no último dia 31 de outubro, em Itupeva – SP, onde os docentes do PPGSNP, juntamente com outros convidados de outras instituições do país, como ESALQ, UFLA e UFSM, discutiram aspectos relacionados com a matéria orgânica do solo e as diferentes vias de ciclagem (Geoquímica, Bioquímica e Biogeoquímica) em povoamentos florestais.

Em sua palestra, o professor Júlio Cesar tratou dos temas: Disponibilização de nutrientes via corretivos e fertilizantes; Absorção e distribuição de nutrientes minerais na árvore; e Eficiência nutricional dos materiais genéticos. O professor Ivo Ribeiro tratou dos temas: Matéria orgânica do solo como indicador da capacidade de produtividade do sítio florestal; Papel dos resíduos florestais no aumento da matéria orgânica do solo; e Resíduos florestais vs microbiologia do solo.

Na foto, os professores Ivo Ribeiro da Silva e Júlio César Lima Neves por ocasião do Seminário.