Docentes do PPGSNP participam de evento no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron

(12/10/2019)

Os professores do PPGSNP, Leonardus Vergutz e Raphael Fernandes, participaram nos últimos dias 8 e 9 de outubro do “Carnaúba Workshop”, que reuniu em Campinas (SP) técnicos e a comunidade de futuros usuários externos do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). O evento foi centrado nas novas oportunidades científicas a serem oferecidas pela linha Carnaúba, uma das primeiras estações experimentais da nova fonte de luz síncrotron Sirius.

O evento denominado 1º International Sirius Workshop on X-ray Nanospectroscopy, Nanodiffraction and Nanoimaging (Carnaúba Workshop) tratou de várias aplicações que estarão disponíveis na linha Carnaúba (Coherent X-rANAnoprobe BeAmline), que envolve múltiplas técnicas avançadas utilizando a absorção, espalhamento e emissão de raios X e combinando luz coerente com focalização nanométrica. Mais detalhes da linha Carnaúba podem ser vistos aqui.

O Sirius é considerada a maior e mais complexa infraestrutura de pesquisa já construída no País. Segundo o LNLS essa será uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo, e está sendo planejada e construída para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron. Mais detalhes sobre o Projeto Sirius pode ser visto aqui em um reportagem especial.

lnls