Docentes e doutorandos do PPGSNP realizam dia de campo no Espírito Santo

10/03/2022

Em meados de fevereiro de 2022, o GEFERT – Grupo de Estudos de Fertilizantes (https://www.gefert.com.br/) do PPGSNP-UFV promoveu um dia de campo com a temática “Preparo do solo, nutrição, fitossanidade e aspectos fitotécnicos do café conilon”. O evento foi realizando no município de São Gabriel da Palha (ES) em , em parceria com o INCAPER e a Syngenta. O dia de campo contou com a presença de mais de 120 pessoas, dentre cafeicultores, técnicos do Incaper e seu Presidente, secretários de agricultura de prefeituras do norte do Espírito Santo e também do Secretário de Agricultura do estado, Dr. Paulo Foletto.

Durante o evento, temas relevantes da cultura do café foram abordados, como manejo fitossanitário e técnicas para melhorar a condução da lavoura, como podas, espaçamentos e definição de clones para a região.

Na oportunidade, foram apresentados resultados de pesquisas do PPGSNP na região e referentes ao projeto “Construção de perfil profundo de solo para cultivo de café de alta produtividade e qualidade”, financiado pelo Consorcio Pesquisa Café – Chamada 20/2018. O projeto de pesquisa objetiva elevar a produtividade média do café e a qualidade de bebida por meio da construção de um perfil profundo de solo sem restrições físicas, químicas e biológicas para o crescimento das raízes e do aumento da eficiência no uso da água e tolerância a seca em lavouras irrigadas e não irrigadas. O projeto é coordenado pelo professores Edson Mattiello, (DPS-UFV) com participação dos professores Igor Assis (DPS-UFV) e Gustavo Castro (DAA-UFV) e dos doutorandos DIEGO ARCOS e Jéssica Nunes.

cafe2