Docentes, pesquisadores e doutorando do PPGSNP envolvidos em práticas de conservação do solo e da água no Parque Municipal de Viçosa

14/03/2022

Algumas práticas de recuperação de áreas degradadas e de conservação do solo e da água estão sendo aplicadas no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor, em Viçosa, mais conhecido como Parque do Cristo, no alto do bairro Bela Vista.

O trabalho vem sendo coordenado pelas ONG Instituto Socioambiental de Viçosa (https://isavicosa.org/) em parceria com o Departamento de Solos (DPS) da UFV. O coordenador das ações é o pesquisador do DPS Pedro Christo Brandão, e tem o envolvimento do doutorando Davi Salgado de Senna e dos professores do PPGSNP Marcio Francelino, Elpidio Fernandes Filho , Irene Cardoso e Raphael Fernandes.

As práticas já em andamento contemplam a construção de caixas de contenção de águas pluviais (conhecidas como barraginhas e caixas secas); a construção de terraços de base estreita e plantio de cordões vegetativos em curva de nível; paliçadas nas áreas erodidas, sistema de drenagem superficial, reconformação topográfica e revegetação de taludes, além da adequação de estradas não pavimentadas nos limites do Parque. Os objetivos com tais práticas são reduzir o escoamento superficial, minimizar os processos erosivos e aumentar a infiltração da água no solo.

WhatsApp Image 2022-03-11 at 09.16.37 WhatsApp Image 2022-03-11 at 09.16.54