Doutorando do PPGSNP segue com seu treinamento sanduíche na Alemanha

(15/04/2020)

Neste espaço, o Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV sempre busca divulgar os trabalhos de seus doutorandos em treinamento sanduíche no exterior. Desta vez o fazemos para tranquilizar aos que desejavam notícias do doutorando Pedro Teixeira que, desde o ano passado, faz seu treinamento na Alemanha. Em contato com a Coordenação, ele manifestou que tem tomado os cuidados de isolamento necessário e que tem conseguido enfrentar a situação e levar a frente suas atividades de forma remota, e em contato frequente com os supervisores no exterior e com seu orientador no Brasil, o professor Ivo Ribeiro da Silva.

O doutorando Pedro Paulo de Carvalho Teixeira encontra-se na Technische Universität München (TUM), em Freising, Alemanha, sob a supervisão do Dr. Alix Vidal e Dr. Carsten Müller. O doutorando segue desenvolvendo parte de sua tese, intitulada “Rhizosphere vs. Detritusphere: transition between soil hotspots driving the fate of root derived carbon”.

O objetivo do trabalho é o de desvendar os mecanismos responsáveis pela transferência de carbono (C) das raízes para a matéria orgânica do solo. O papel das raízes no ciclo biogeoquímico do C ainda é um tema muito debatido e muitos autores consideram que ela é a principal fonte de C para formação da matéria orgânica do solo. Apesar disso, os motivos por trás dessa observação ainda permanecem um mistério.

O objetivo de seu projeto de pesquisa é avaliar como a transição entre raízes vivas e mortas impactam no balanço de carbono do solo. Para tanto, o estudo está utilizando de traçadores isotópicos, como o carbono-13 e o nitrogênio-15, para buscar avaliar a contribuição de raízes vivas e mortas de maneira isolada. Espera-se que o entendimento dos mecanismos que fazem as raízes serem mais eficientemente convertidas em matéria orgânica do solo possa contribuir para o desenvolvimento de práticas de manejo que visem o aumento do estoque de C ou para a recuperação de áreas degradadas.

pedro