Doutorando do PPGSNP-UFV em treinamento sanduíche na Alemanha

(20/08/2019)

O doutorando Guilherme de Castro Oliveira encontra-se na Georg-August-Universität Göttingen, em Göttingen, Alemanha, desenvolvendo atividades relacionadas ao seu treinamento sanduíche, sob a supervisão do Prof. Dr. Hermann Behling. O projeto de pesquisa desenvolvido na Alemanha tem como título “Palynology of Holocene sediments in the Brazilian semiarid region as a support for calibration and validation of vegetation distribution models”.

O objetivo do estudo é promover o aperfeiçoamento em trabalhos com a Paleopalinologia, ramo da botânica que se dedica à reconstituir a vegetação do passado em uma determinada região, através da identificação de grãos de pólen depositados em sedimentos. O treinamento possibilitará ao doutorando melhor interpretação de dados que são utilizados para calibrar e validar modelos de distribuição da paleovegetação. Os mesmos modelos são usados para simular a dinâmica da vegetação em cenários futuros, perante as mudanças climáticas. O objetivo principal da tese do doutorando é realizar essas projeções para o semiárido brasileiro, fornecendo informações que contribuirão para nortear políticas para conservação da biodiversidade e uso dos recursos naturais, em especial do uso e manejo do solo da região. Guilherme Oliveira é orientado no PPGSNP-UFV pelo professor Márcio Rocha Francelino.