Doutorandos do PPGSNP em treinamento sanduíche no exterior

(04/11/2018)

Dois doutorandos do PPGSNP-UFV estão realizando treinamento sanduíche em Universidades estrangeiras neste segundo primeiro semestre de 2018.

O doutorando Luís Fernando Almeida encontra-se na Technische Universität München (TUM), em Freising, Alemanha, sob a supervisão do Dr. Carsten Müller. O projeto de pesquisa desenvolvido tem por título Plant litter components on the formation/stabilization of soil organic matter in tropical soil, cujo objetivo é avaliar o efeito da composição bioquímica do material vegetal no processo de formação e estabilização da matéria orgânica do solo utilizando isótopos estáveis (13C e 15N).  O doutorando é orientado do professor Ivo Ribeiro da Silva.

bola

Por sua vez, o doutorando Lucas Gomes escontra-se na Wageningen University, nos Países Baixos,  desenvolvendo parte de seu trabalho de tese relacionado com a projeção de cenário futuros de serviços ecossistêmicos para a Zona da Mata de Minas Gerais. O objetivo do projeto é entender como fatores socioeconômicos e climáticos podem afetar a provisão de diversos serviços ecossistêmicos na referida região no futuro, bem como a disponibilidade de água e a produção agrícola. Os supervisores holandeses do doutorando são os professores Bas Arts, Felix Bianchi e Rogier Schult. No Brasil, o doutorando é orientado da professora Irene Cardoso. O projeto desenvolvido pelo doutorando faz parte do Programa de Cooperação Internacional denominado FOREFRONT: Nature’s benefits in agro-forest frontiers: linking actor strategies, functional biodiversity and ecosystem services. Esse programa é uma parceria entre a Universidade de Wageningen e a UFV, com a participação ainda da Universidade Nacional Autônoma e o Colégio da Fronteira Sul, ambas do México.

lucas