Egresso do PPGSNP lança software livre de análises estatísticas

(28/10/2019)

O professor André Mundstock de Carvalho, do Instituto de Ciências Agrárias do Campus da UFV de Rio Paranaíba, acaba de lançar a versão 2.2 do software SPEED Stat.

O SPEED Stat é um pacote para estatística experimental que não depende de instalação, sendo considerado um Spreadsheet Program (software em planilha eletronica).

Segundo seu tutorial, “o  SPEED Stat realiza análises estatísticas paramétricas de ampla aplicação à experimentação agrícola. Ele analisa dados balanceados ou desbalanceados de experimentos conduzidos em DIC ou DBC. A capacidade de análise do SPEED Stat se restringe em até 40 tratamentos (unifatoriais), 86 tratamentos (fatoriais duplos com até 10×8 +6 tratamentos) ou 486 tratamentos (com até 10x8x6 +6 tratamentos). O número máximo de repetições suportado por tratamento é de oito. Analisa ainda, para estas situações, experimentos em parcelas subdivididas e em faixas com ou sem tratamentos adicionais. Realiza de forma simples, rápida e intuitiva análises de variância, testes para normalidade, homocedasticidade, aditividade, outliers, estatística descritiva, testes de médias (Tukey, SNK, Dunnett, Scott-Knott), testes para contrastes complexos e análises de regressão para modelos lineares e não linearizáveis.”

O software pode instalado a partir deste link. Nessa mesma página está disponível um tutorial, que promete um tempo de aprendizado de apenas 20 minutos para se poder utilizar o software.

Todo o desenvolvimento do Speed Stat foi fruto do trabalho do professor André Mundstock e do engenheiro químico pela UFV e ex-bolsista Pibic-Fapemig do projeto, Felipe Queiroz Mendes.

O professor André Mundstock (foto abaixo) é egresso do PPGSNP, onde fez seu doutorado entre 2008 e 2012.

mundstock