Equipe do PPGSNP no LNLS – Campinas-SP

(07/11/2018)

Na última semana, de 29/10 a 02/11, uma equipe do PPGSNP-UFV esteve em Campinas-SP no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), unidade que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina. O LNLS oferece uma infraestrutura extremamente sofisticada para pesquisadores acadêmicos e industriais, brasileiros e estrangeiros.

A proposta de trabalho apresentada e que foi aceita pelo LNLS foi encaminhada pelo professor Teogenes Oliveira e faz parte da tese do doutorando Marcel Pereira. As atividades correspondentes à proposta intitulada “Quantification of soil aggregate microstructure on long-term intensive cultivation in irrigated areas using synchrotron radiationbased micro-computed tomography” foram executadas pelo professor e o doutorando, e contou ainda com a colaboração do professor Raphael Fernandes, do doutorando Aristides Ngolo e pelo pesquisador colaborador do PPGSNP, Guilherme Moreira.

O trabalho realizado pela equipe do PPGSNP no LNLS utilizou a linha de luz de microtomografia por raios X (IMX) do acelerador de partículas UVX.

Para saber mais sobre o LNLS, visite: https://www.lnls.cnpem.br/

lnls_tela

lnls_equipe