Festividades dos 90 anos do Departamento de Solos da UFV

No último dia 26 de outubro, o Departamento de Solos (DPS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) comemorou 90 anos.

Um pouco de história

A história do DPS é ligada diretamente vinculada à consolidação da UFV. Nos primórdios da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), início de 1926, estruturou-se o programa de ensino em solos, que além de geologia e mineralogia incluía também, física, química, agrimensura e meteorologia.

Em 1928 constituía-se o Departamento de Solos e Adubos, tendo como Chefe o Professor Lourenço Menicucci Sobrinho, permanecendo como tal até 1935. A partir deste ano assume a Chefia o Professor Alexis Dorofeef, permanecendo no cargo por quase 30 anos.

Há registros de que em 1939 iniciavam-se atividades de pesquisa e experimentação sobre métodos de adubação eficiente para diversas lavouras importantes para a Zona da Mata de Minas Gerais.

Com a transformação da ESAV em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), o Departamento de Solos e Adubos passou ser vinculado à Escola Superior de Agricultura. Com a reestruturação da UREMG, cria-se o Instituto de Fitotecnia, ao qual fica vinculado o Setor de Solos e Adubos.

Com a federalização da instituição, em 1969, e surgimento da UFV, esta estrutura é mantida. Em 1977, mesmo sem o status de departamento, cria-se o mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, produzindo-se a sua primeira tese em abril de 1979.

Em 1978, a UFV assume nova estrutura, criando-se os Centros de Ciências. Surge o Centro de Ciências Agrárias ao qual vincula-se o Departamento de Solos.

O Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas consolida a implantação do doutorado em 1982, com a primeira tese defendida em outubro de 1985.

As comemorações

Para comemorar os 90 anos do DPS-UFV, os estudantes de graduação, pós-graduantes, técnicos administrativos, docentes e colaboradores participaram de eventos, alguns dos quais são destacados à continuação.

visita lab
Visita ao Laboratório de Rotina de Análise de Solo e Planta

tecn tec est tecn tecn 2
Flagrantes do “Café com Ciência”

mesa
Mesa de abertura das Comemorações dos 90 anos do DPS-UFV, com a presença (esquerda para a direita): José Luiz Demattê, Luís Prochnow (IPNI), Leonardo Pimental (Coordenador do Curso de Agronomia – UFV), Rubens Chaves (Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA-UFV), Genelício Rocha (Chefe do DPS), Raphael Fernandes (Coordenador do PPGSNP), Igo Lepsch e Nairam Barros.

palestrPalestra: “Agricultura com base em evidências” com  Luís Ignácio Prochnow (IPNI).

egondemattePalestra “A História da Ciência do Solo”, com os professores Igo Lepsch e José Luiz Demattê.

ipni est
Entrega do prêmio Scholar Award 2018 do International Plant Nutrition Institute (IPNI) ao doutorando do PPGSNP-UFV,  Webert Saturnino Pinto, pelo trabalho “Disponibilidade no solo, acúmulo e cinética da absorção de zinco em milho”.

ipni reinald
Entrega do prêmio Pesquisador Sênior 2018 do International Plant Nutrition Institute (IPNI) ao professor do DPS, Reinaldo Cantarutti, pelo relevante destaque científico no manejo responsável da nutrição das plantas

rei wcss rubens
Entrega do Diploma e Medalha de Reconhecimento e Agradecimento à Universidade Federal de Viçosa pelo apoio e suporte à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), cuja sede é em Viçosa-MG, oferecido pela Comissão Organizadora do 21 World Congress of Soil Science, realizado pela SBCS no Rio de Janeiro-RJ, entre os dias 12 e 17 de agosto de 2018.

galeria chefes
Inauguração da galeria dos ex-chefes do Departamento de Solos da UFV.

monlitos
Inauguração da exposição permanente de monolitos de solos da coleção “Solos de Minas Gerais”, coordenada pelo professor Walter Abrahão (DPS-UFV) em projeto que contou com o apoio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM-MG), em parceria com a UFLA, UFOP E Fundação CETEC-MG

aula libardi
Oferecimento pelo professor Paulo Leonel Libardi (Esalq-USP) da disciplina “Tópicos Especiais II: Dinâmica da Água Aplicada a Solutos no Solo”