Grupo de Estudos de Fertilizantes do PPGSNP estuda soluções nanotecnológicas aplicadas à indústria de fertilizantes

(25/02/2021)

O  Grupo de Estudos de Fertilizantes (GeFert) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) da UFV está estudando soluções nanotecnológicas aplicadas à indústria de fertilizantes.

Um destes estudos busca avaliar o uso de nanopartículas de carbono em misturas de fertilizantes e seus efeitos nas características físicas, químicas e físico-químicas de fertilizantes multinutrientes. As nanopartículas podem viabilizar a produção de novas formulações NPK de alta concentração de nutrientes, com alta qualidade física e físico-química. As nanopartículas de carbono são adicionadas em pequenas quantidades nas misturas, não diluindo, portanto, as formulações e podem ter efeitos significativos na matriz dos fertilizantes multinutrientes. As próximas etapas envolvem a adição de outros nutrientes de interesse como o Mg, B e Zn e a avaliação da estabilidade dos produtos e sua eficiência para as plantas.

Este projeto específico é parte da Chamada Pública CNPq/ MCTIC/SEMPI Nº 01/2020, com envolvimento direto do PPGSNP em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Física da UFV, dentro das atividades do SisNANO-UFV, em cooperação com o SisNANO-AM. O projeto vislumbra ainda a produção e avaliação de materiais carbonáceos nanotecnológicos a partir de resíduos vegetais.

nano1 nano3