Inauguração do Laboratório de Agricultura em Ambiente Controlado abre novas perspectivas de pesquisas para o PPGSNP

28/03/2024

No dia 16 de abril deste ano será inaugurado o Laboratório de Agricultura em Ambiente Controlado – LAAC. Trata-se de uma iniciativa do grupo liderado pelo professor do PPGSNP, Edson Mattiello. Será uma unidade avançada para estudos de estresse abiótico e nutrição de plantas. Os efeitos de fatores climáticos (temperatura, radiação, umidade relativa, déficit de pressão de vapor, concentração de CO2) e de fatores edáficos (pH, umidade do solo e salinidade) poderão ser avaliados de forma automática e em tempo real. A partir dessa estrutura é possível modular os inputs (irrigação, fertilização, quantidade e qualidade de luz, aplicação de produtos, indução de estresses abióticos, etc.), de acordo com o desenho experimental e as necessidades das plantas, bem como monitorar e analisar estatisticamente os dados. Assim, genótipos, tecnologias ou insumos agropecuários, desenvolvidos para mitigar os impactos de estresses abióticos nas culturas, poderão ser avaliados com mais rigor e quantificação de sua real eficácia. O LAAC está equipado com um moderno sistema de vasos de fenotipagem de alto rendimento, com sensores de solo e estação meteorológica, capaz de medir repostas fisiológicas das plantas às mudanças nas condições ambientais. O sistema está integrado a uma estrutura que permite simular os diferentes cenários de cultivo agrícola dos principais biomas brasileiros, bem como identificar e gerar modelos preditivos relacionados a estresses abióticos, por meio de câmeras multiespectrais. Com inauguração do LAAC várias oportunidades de pesquisas de ponta se abrem para os discentes e docentes. Parabéns a todos os envolvidos!