Intercâmbio agroecológico discute qualidade ambiental com agricultores familiares

10/05/2023

Na última semana, professores e pós-graduandos do PPGSNP-UFV estiveram envolvidos em mais um Intercâmbio Agroecológico com famílias de agricultores atingidas pelos rejeitos da barragem de Fundão, provenientes das comunidades de Barreto (Barra Longa) e Campinas (Mariana), nas imediações do Rio Gualaxo do Norte. Os Intercâmbios Agroecológicos são eventos com uma metodologia que propicia a troca de conhecimentos entre as pessoas dentro de uma proposta de pesquisa ação. O evento também contou com a participação de técnicos da Organização Cooperativa de Agroecologia (OCA), estudantes da Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP).

O objetivo específico deste evento foi dialogar com as famílias sobre elementos potencialmente tóxicos nos solos afetados e não afetados pelos rejeitos da barragem de Fundão. Também foram abordados assuntos como o ciclo das rochas e a formação dos solos, a natureza litológica da região, a legislação ambiental sobre as concentrações de metais no solo, e os etnoindicadores da qualidade ambiental, ou seja, os sinais da natureza que os agricultores podem utilizar para buscar entender essa qualidade.

Grande parte dos dados discutidos neste e nos intercâmbios prévios realizados fazem parte do projeto de pesquisa da doutoranda Nancy Casas, orientada da professora do PPGSNP Irene Cardoso. A aprovação do projeto junto ao MPF possibilitou ainda, além da referida tese do PPGSNP, a formação de recursos humanos de nove estagiários de graduação, o TCC da estudante de Agronomia Thaís Monteiro, e a dissertação de mestrado da médica veterinária Paloma Pereira Dias.

raphael