Mata atlântica: efeito de épocas glaciares e implicações para o Nordeste brasileiro

(27/05/2020)

Na próxima terça-feira, dia 2 de junho, o PPGSNP estará organizando a palestra “A mata atlântica do Sudeste durante as épocas glaciares e implicações para o Nordeste”. A convidada desta vez será a Dra. Marie-Pierre Winnie Ledru, pesquisadora do Institut de Recherche pour le Développement (IRD, França) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal do Ceará.

A palestra começará as 16 h e poderá ser visualizada no link: https://zoom.us/j/91420769187

A palestra será em português e pretende abordar os resultados do projeto TROPICOL (BIOTA-FAPESP, FONDATION BNP PARIBAS), coordenado pela Dra. Marie, o qual tem por objetivo reconstruir as respostas da Mata Atlântica ao longos dos ciclos climaticos.

Alguns detalhes da abordagem da palestra: a bacia de Colônia, perto de São Paulo, mostra uma acumulação de 300 m de sedimentos que registraram circa 5 milhões de anos da evoluçao da mata tropical. Os primeiros resultados cobrem os ultimos 180.000 anos, ou seja, dois ciclos glacial/interglacial, e mostram a influência do volume de gelo da Antarctica sobre a composição da mata; a ocorrência de incêndios durante os glaciares; e como a dinâmica da monção se instalou progressivamente na região sudeste e as suas implicações para o Nordeste brasileiro.

marie