Mestrandos holandeses desenvolvem parte de sua pesquisa no Brasil

(04/03/2019)

Dois estudantes holandeses vem desenvolvendo desde o ano de 2018 parte de seus trabalhos de campo referentes aos seus projetos de pesquisa. Ambos são oriundos da Wageningen University (WUR), instituição com a qual o PPGSNP-UFV mantém uma parceria de cooperação internacional formalizada pelo Programa FOREFRONT.

O FOREFRONT é um programa de pesquisa e de parceria internacional que inclui, além da UFV e a WUR, as universidades mexicanas Colegio de la Frontera Sur e Universidad Autonoma de Mexico. No Brasil, a coordenadora geral do Programa é a docente do PPGSNP, professora Irene Maria Cardoso.

niara

A mestranda Niara Rutte, que tem em seu comitê orientação a professora Marielos Peña-Claros (WUR) e o doutorando Heitor Mancini Teixeira (WUR), finalizou sua coleta de dados de campo em diferentes pontos da Zona da Mata de Minas Gerais. Ela irádefender sua dissertação no Programa de Pós-graduação em Forest Ecology na WUR. O objetivo de sua pesquisa foi avaliar as consequências da regeneração natural para a biodiversidade funcional e  taxônomica dos ecossistemas. Niara trabalhou com inventário florestal e coleta de material vegetal em fragmentos florestais da Mata Atlântica e mensuração de “leaf functional traits” em laboratório.

delphin

O mestrando Delphin Jamme conta em seu comitê de orientação com o professor Felix Bianchi (WUR) e doutorando Heitor Mancini Teixeira (WUR). Ele acaba de defender sua dissertação no Programa de Pós-graduação em Ecological and Agroecological Systems na WUR, sendo que todo o seu trabalho de campo foi realizado na Zona da Mata de Minas Gerais. O objetivo de sua pesquisa foi mensurar indicadores de qualidade do solo ao longo de um gradiente de sucessão florestal na Mata Atlântica. Delphin trabalhou com coleta de amostras de solos e serrapilheira em campo, análises em laboratório e workshop com agricultores.