Micromorfologia do solo é tema de disciplina especial no PPGSNP

(03/05/2020)

VAGAS ENCERRADAS !!!

Nesta próxima semana, o PPGSNP-UFV começa a oferecer a Disciplina SOL 791 – Tópicos Especiais em Ciência do Solo, com o tema Micromorfologia do Solo. A disciplina será oferecida, por videoconferência, pelo professor José João Lélis Leal de Souza .

A disciplina tem como tema principal a micromorfologia de solos, e consta de sua ementa os seguintes tópicos: Conceitos básicos da Micropedologia; Os constituintes do fundo matricial e suas organizações; Feições pedológicas; e Medidas básicas e medidas derivadas de lâminas.

Abaixo a descrição micromorfológica de uma lâminada de seção fina do horizonte Bw1 de um Latossolo Amarelo Distrófico psamítico derivado de um arenito, do município de Cerro Corá, RN.

micromorfologiaMicroestrutura enáulica espaçamento simples e fino, com microagregados fraca a moderadamente desenvolvidos do tipo bloco subangular e poros do tipo empacotamento complexo. A fração grosseira é composta por grãos frequentes subangulares ondulados de quartzo, de granulometria silte a areia fina, com alteração irregular linear. A micromassa possui coloração vermelho-amarelada a vermelho-amarronzada. Nódulos típicos anórticos e concêntricos pouco abundantes, de granulometria silte e areia grossa, respectivamente.

Foto e descrição: professor José João L. L.Souza