O VII Simpósio Mineiro de Ciência do Solo encerra com seus objetivos alcançados

23/04/2023

Encerrou nesse domingo as atividades do VII Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, com o fim das viagens de campo. No fechamento do ciclo de palestras, a Comissão Organizadora do Simpósio prestou homenagem ao professor do PPGSNP, Maurício Paulo Ferreira Fontes (presidente do evento) pelas suas grandes contribuições à Ciência do Solo brasileira. Na sexta-feira (21) ocorreram oito minicursos e no sábado foram realizadas três viagens técnicas coordenadas por professores do Programa: Igor Rodrigues de Assis, que visitou a região do  Quadrilátero Ferrífero (QF) para debaterem sobre processos de  drenagem ácida e técnicas de recuperação de áreas degradadas; outra com o prof. Edgar Batista de Medeiros Júnior, que também visitou o QF para discutirem os processos geológicos, geologia, mineralogia e pedogênese naquela região; e a terceira com o prof. Carlos Ernesto Schaefer, que debateu sobre os paleossolos enterrados da Zona da Mata (MG): datação e implicações, na região da Serra do Brigadeiro.

O VII SMCS alcançou os objetivos propostos e possibilitou grandes debates sobre temas relevantes na Ciência do Solo, além da grande experiência para os discentes do PPGSNP na organização de um evento desta grandeza.

vii_smcs

Homenagem ao Prof. Maurício Fontes