Oportunidades de Doutorado Sanduíche no Exterior

18/03/2023

Estão abertas duas oportunidades para os discentes do PPGSNP realizarem parte de seu doutoramento no exterior. A primeira é da própria UFV, com o lançamento por parte da PPG do Edital de seleção de candidaturas para o Programa Doutorado Sanduíche no Exterior Capes/PrInt-UFV. Serão 7 (sete) beneficiários com 10 (dez) meses de duração de cada cota. Entre outras exigências, o candidato deverá ter obtido aprovação no exame de qualificação ou ter cursado, pelo menos, o primeiro ano do doutorado, além de comprovar proficiência linguística da IES de destino. As inscrições irão até 01 de setembro de 2023. Para mais detalhes, acessar https://docs.google.com/document/d/1hulEZyO_0V5LsLM4SdIt84R9IxjLLrs6sT3BMRElgUY/edit?usp=sharing.

A segunda oportunidade solicitação de auxílios de estadias para pesquisa na Alemanha de doutorandos com bolsas de estudos no Brasil. A iniciativa é do Serviço Alemão de Intercâmbio (Daad) em parceria com a CAPES e Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP). Os interessados podem se cadastrar para a seleção de propostas até 31 de outubro pelo site. As estadias de pesquisa devem ocorrer entre maio de 2024 e janeiro de 2025. Um dos pré-requisitos para receber o benefício é ser bolsista de doutorado da CAPES ou da FAPEMIG