Pesquisadores do PPGSNP preparam o retorno da Antártica

(09/03/2020)

Missão cumprida!!! Essa é a sensação dos dois grupos de trabalho dos dois acampamentos na Antártica coordenados pelos professores do PPGNSP e DPS, Marcio Francelino e José João Souza. Agora é o momento do retorno ao Brasil para dar continuidade às atividades na análise dos materiais coletados e o processamento dos dados.

A equipe do professor Marcio Francelino instalou o segundo sistema de transmissão via satélite de dados de monitoramento da temperatura e umidade do solo. O primeiro sistema foi instalado na Ilha Seymour no mês de janeiro, e foi o que registrou a temperatura recorde de calor da Antártica difundida no mundo todo. O segundo sistema foi instalado na parte mais elevada da Península Keller, onde fica a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Agora, de qualquer lugar e por meio da internet, o grupo terá acesso a esses dados. Todos esses sistemas estão equipados com placas solares para prolongar a vida útil das baterias.

A mesma equipe conseguiu instalar, em parceria com o Corpo de Engenharia da Marinha, um novo sítio de monitoramento com telemetria via celular, destinado a acompanhar a dinâmica do permafrost que sustenta a nova estação. Em parceria com uma empresa privada, a Dualbase, foi instalada também uma estação meteorológica próxima à EACF, também com acesso remoto, que fornece dados climáticos da região em tempo real. Para acessar os dados dessa estação basta digitar pcdweb.dualbase.com.br/proantar/publico.

Além dos trabalhos nos sistemas de avaliação de dados climáticos e da temperatura e umidade do solo, essa equipe ainda conseguiu coletar amostras de 9 perfis de solos sulfetados.

Já a equipe coordenada pelo professor José João atuou no acampamento na Península Byers, Ilha Livingstone, que promoveu a descrição e classificação de 13 perfis de solo na região. Em cada sítio, os indivíduos vegetais também foram identificados e sua abundância mensurada. Esta equipe contou com a participação de dois pós-graduandos do PPGSNP, o doutorando Jônatas Silva e o mestrando Caik Oliveira. O trabalho de Jônatas incluiu a coleta de amostras de solo e vegetais para a quantificação do estoque de carbono, a identificação das fontes de matéria orgânica do solo e dasespécies de microrganismos presentes, bem como para datar e modelar o recuo das geleiras na região, além de colaborar para o melhor entendimento da gênese dos solos da Península Byers. O trabalho de Caik Oliveira incluiu ainda a coleta de guano, e tem por objetivo avaliar a presença de microplásticos na região.

Na foto abaixo (da esquerda para a direita): Jônatas Silva, Marcio Francelino, Caik Oliveira e José João Souza, na Estação Antártica Comandante Ferraz já a espera do transporte aéreo que os trará ao continente sul-americano. Ao fundo, na Baía do Almirantado, as duas embarcações – navios Almirante Maximiano e Ary Rongel, da Marinha do Brasil, e que dão suporte ao Programa Antártico Brasileiro.

marcio antart