Pesquisadores do PPGSNP são destaque em reportagem no Fantástico

(11/08/2019)

O professor Carlos Schaefer e o pesquisador Eduardo Senra do PPGSNP-UFV foram destaque na matéria veiculada no Programa Fantástico deste último domingo, que tratou dos efeitos das mudanças climáticas nos Andes e no cenário futuro dos rios que correm desta região para a Amazônia Brasileira.

O professor Carlos Schaefer é o coordenador do Núcleo de Pesquisa Terrantar da Universidade Federal de Viçosa, grupo que nos últimos anos tem se dedicado a desenvolver estudos com os solos gelados na Antártica e nos Andes. Nesses estudos são avaliados temas específicos relacionados com solos e a vegetação desses locais gelados, e também outros associados à influência das mudanças climáticas nesses ecossistemas. Em várias expedições, como a mostrada na reportagem , tem sido instalados sítios permanentes de avaliação com sensores que monitoram dados sobre temperatura e umidade do solo. Todo este estudo tem sido assunto de dissertações e teses no PPGSNP-UFV ao longo desses anos.

A reportagem completa pode ser vista aqui

schaefer.