Pós-graduandos do PPGSNP visitam municípios mineiros afetados pelo rompimentos de barragens de mineração

(13/11/2019)

Tópicos relacionados à recuperação de áreas degradadas foram o tema de uma recente viagem técnica de pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP-UFV) a alguns municípios mineiros afetados por rompimentos de barragens de mineração.

A viagem realizada entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro teve por objetivo o desenvolvimento de trabalhos de campo associados à disciplina SOL646 – Recuperação de Áreas Degradadas e contou com a coordenação do  professor Igor Rodrigues de Assis.

O foco da visita técnica foram as áreas afetadas pelos rompimentos da Barragem do Fundão, em Mariana, e da Barragem B1, em Brumadinho, que lançaram enorme volume de rejeitos de mineração sobre as águas das bacias do Rio Doce e São Francisco, respectivamente.

No primeiro dia os locais visitados foram a Casa do Jardim (espaço cultural e de memória do rompimento da barragem), em Mariana, a área rural de Paracatu de Baixo, seguindo-se pelas margens do Rio Gualaxo do Norte até o município de Barra Longa. No segundo dia, o destino da viagem técnica foi a Estação de Tratamento de Água Fluvial (ETAF), em Brumadinho, que recolhe  toda a água do Ribeirão Ferro-Carvão (Córrego do Feijão), que foi diretamente atingido pelo rompimento, lançando a água tratada no Rio Paraopeba. Na sequência algumas áreas atingidas pelos rejeitos e em processo de recuperação foram visitadas.

Nas fotos abaixo o registro da visita do grupo no município de Mariana (em cima) e na ETAF de Brumadinho (abaixo).

igor_mariana igor_brumadinho