Pós-graduandos e docentes do PPGSNP seguem com seus trabalhos no verão Antártico

(19/02/2020)

Desde o dia 3 de fevereiro de 2020, os professores Márcio Francelino e José João Lelis encontram-se em acampamentos em diferentes regiões da Antártica, onde estão realizando estudos sobre os solos, emissão de gases de efeito estufa, permafrost, geomorfologia e vegetação.

Os dois professores estão coordenando equipes multidisciplinares que contam com a participação de professores e pós-graduandos de diferentes instituições e programas. O professor Marcio Francelino encontra-se acampado na Ilha Rei George, onde está localizada a estação brasileira Comandante Ferraz, recém inaugurada. A sua equipe está ainda composta pelos professores Antônio Batista (Unipampa), Danilo Camelo (UFES) e André Thomazini (UFSJ), esses dois últimos egressos do PGSNP-UFV; além dos atuais pós-graduandos Caik Oliveira de Miranda (MS-PPGSNP) e Flávia Ferrari (DS-Botânica-UFV). Ainda faz parte do grupo a pesquisadora australiana Michele Haynes (University of Wollongong). O professor José João Lelis encontra-se acampado na Península Byers, na Ilha de Livingston, onde coordena uma equipe composta pelo professor Jair Putzke (Unipampa) e pelos pós-graduandos Jonatas Pedro da Silva (DS-PGSNP), Ângela Miazak (MS-UFU), Lilian Pedroso Maggio (DS-Unipampa) e Nadeline Hevelyn (MS-UFRN).

Todas as atividades neste verão antártico fazem parte das atividades que vem sendo realizado pelo grupo vinculado ao PPGSNP-UFV desde 2002. Os estudos desenvolvidos na região têm o objetivo de avaliar os efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas terrestres destas áreas. O grupo liderado pelo professor Marcio Francelino faz parte do projeto Terrantar (INCT da Criosfera), do qual ele próprio é o coordenador. Já o grupo liderado pelo professor José João Lelis faz parte do projeto Permaclima (CNPq-Proantar), coordenado pelo professor Carlos Schaefer (PPGSNP-UFV).

antart_1antart_2