Pós-graduandos estrangeiros no PPGSNP em 2017

O Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) recebeu no ano de 2017 alguns doutorandos e mestrandos de universidades estrangeiras, que aqui realizaram parte de seus trabalhos de tese ou dissertação. Esses estrangeiros foram recebidos no Departamento de Solos (DPS) e fazem parte do esforço do Programa de ampliar sua internacionalização, buscando a troca de experiências e a consolidação de parcerias internacionais. Abaixo uma pequena descrição dos trabalhos de campo realizados no Brasil e que foram supervisionados por professores do PPGSNP-UFV.

Devin
Devin McMahon (Stanford University, EUA)

A doutoranda em Ecologia Florestal da Stanford University, Devin McMahon, esteve no DPS-UFV estudando a sustentabilidade de florestas plantadas nos trópicos, especialmente no que diz respeito à ciclagem de nutrientes em florestas de eucalipto. O projeto foi produto em parceria com o NUTREE – Núcleo de Estudos e Projetos Multidisciplinares Relacionados à Nutrição e Solos Florestais (http://www.nutree.ufv.br/), tendo o suporte e apoio direto dos professores do PPGSNP, Leonardus Vergütz, Ivo Ribeiro da Silva e Samuel Valadares, além de outros pós-graduandos do Programa e de pesquisadores e de empresas participantes do NUTREE. A doutoranda americana realizou uma série de amostragens de solo e plantas em diferentes áreas produtoras de eucalipto no Brasil. O objetivo principal do estudo é compreender o impacto de múltiplas rotações de eucalipto nos estoques de nutrientes no solo.

Charles
Charles Munro (Royal Roads University, Canadá)

O mestrando Charles Munro da Royal Roads University, na Columbia Britânica, Canadá esteve no DPS-UFV desenvolvendo trabalhos relativos à sua dissertação sob a supervisão dos professores do PPGSNP, Teógenes Oliveira e Ivo Ribeiro da Silva. Sua dissertação está relacionada ao papel de diferentes espécies nativas da Mata Atlântica brasileira na formação da matéria orgânica do solo. O período de permanência em nosso país foi marcado por vários trabalhos de campo e novos contatos para o canadense, que espera criar relações mais duradouras entre sua Universidade e a UFV. Um destaque especial sobre a vindo do canadense foi que tudo ocorreu por sua iniciativa e conta própria, somente guiado pela vontade manifesta de aprofundar sua formação em temas ligados ao meio ambiente. Os resultados de sua pesquisa têm indicado a contribuição direta de diversas espécies nativas de nosso país para a matéria orgânica do solo, o que pode auxiliar na escolha de espécies florestais e no desenho de estratégias de recuperação de áreas degradadas e de sistemas agroflorestais.

Heitor
Heitor Mancini Teixeira (Wageningen University, Países Baixos)

O doutorando Heitor Mancini Teixeira está realizando seu doutorado sanduíche no Brasil junto ao PPGSNP. Ele que é brasileiro e cursa seu doutorado na Holanda, está desenvolvendo parte de sua tese no Brasil, em uma parceria entre as Universidades de Wageningen e a UFV, dentro de um programa de pesquisa internacional denominado FOREFRONT. No DPS-UFV ele está sob a supervisão professora do PPGSNP, Irene Cardoso. O objetivo de sua pesquisa avaliar a relação entre percepção de agricultores, biodiversidade e serviços ecossistêmicos, buscando o re-desenho de agroecossistemas que promovam a conservação da natureza e a qualidade de vida. As atividades no Brasil compreendem trabalhos e entrevistas com famílias de agricultores, organização de workshops com agricultores e agricultoras, coleta e análises de amostras solos, análise da diversidade estrutural, funcional e taxonômica de agroecossistemas.

Ardjan e Margriet
Ardjan Vermue (Wageningen University, Países Baixos)

O mestrando Ardjan Vermue realizou parte de seu trabalho de mestrado no DPS-UFV. Ele acaba de defender sua dissertação no Programa Ecological and Agroecological Systems na Universidade de Wageningen, sendo o trabalho de campo realizado na Zona da Mata de Minas Gerais. Este também é um programa FOREFRONT, produto da parceria entre a Universidade de Wageningen e a UFV. No DPS, o holandês está sob a supervisão da sob a supervisão da professora do PPGSNP, Irene Cardoso. O objetivo de sua pesquisa foi entender e contrastar a percepções de agricultores e produtores rurais sobre a provisão de múltiplos serviços ecosistêmicos e como isso reflete em práticas de manejo no agroecossistema.

Lisa Freitag
Lisa Freitag (Wageningen University, Países Baixos)

A mestranda Lisa Freitag do Programa de Pós-graduação em Forest and Nature Conservation da Universidade de Wageningen também esteve no DPS-UFV realizando parte de sua dissertação. O trabalho de campo foi realizado na Zona da Mata de Minas Gerais, também dentro do Programa FOREFRONT e sob a supervisão da professora do PPGSNP, Irene Cardoso. O objetivo de sua pesquisa foi analisar os efeitos de práticas de manejo e tipos de agricultura na diversidade taxonômica e estrutural de plantas em agroecossistemas de café e pastagem.