PPGSNP promove minicurso de Estatística Aplicada à Ciência do Solo

(06/11/202)

O Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) da UFV organizou nos dias de ontem e hoje o minicursoEstatística experimental clássica aplicada à ciência do solo: alguns problemas e soluções”. O treinamento foi direcionado aos mestrandos e doutorandos do Programa, e teve como ministrante o professor André Mundstock X. de Carvalho, que é egresso do PPGSNP-UFV e atualmente pertence ao quadro docente  do Campus Rio Paranaíba (CRP-UFV).

O minicurso foi direcionado ao uso da estatística na Ciência do Solo, sendo também dedicado à apresentação e utilização do software SpeedStat – Spreadsheet Program para Estatística Experimental e Descritiva, do qual o ministrante é um dos desenvolvedores.

O minicurso abordou temos como princípios básicos da experimentação, pré-requisitos dos principais métodos paramétricos de análise, simplicidade vs eficiência nos delineamentos experimentais, testes de significância, arranjos e esquemas experimentais, análises de regressão, outliers e dados perdidos, índices multivariados simples e instruções e dicar sobre análises estatísticas no Speedtat.

Na foto abaixo o ministrante e parte dos pós-graduandos do PPGSNP-UFV que participaram do minicurso.

IMG-20201106-WA0031