PPGSNP promove curso de Fluorescência de Raios X por Dispersão de Energia (EDXRF)

(29/10/2019)

O Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV (PPGSNP) promoveu nos últimos dias 3 e 4 de outubro um curso sobre o uso da Fluorescência de Raios X por Dispersão de Energia (EDXRF) em análises de solos.

O curso, ministrado pela professora Isolda de Castro Mendes, do Departamento de Química da UFMG, contou com a participação de pós-graduandos e professores do PPGSN. Na oportunidade, todos os procedimentos da parte prática foram realizados com o equipamento disponível no Programa, um EDXRF modelo Tracer III SD, da Bruker.

A EDXRF é uma técnica analítica multi-elementar não destrutiva e capaz de identificar elementos com número atômico Z maior ou igual a 12, por meio dos raios X característicos Kα, Kβ ou Lα, Lβ desses elementos quando presentes em amostras de solos. Neste método, o material a ser analisado é atingido com um feixe de Raios X, que interage com os átomos da amostra provocando a ionização das camadas mais internas dos átomos. O preenchimento das vacâncias resultantes, por elétrons mais periféricos, induz a emissão de raios X característicos dos elementos constituintes da amostra de solo.

Na foto abaixo um momento do curso com destaque para a professora Isolda Mendes. O curso foi organizado pelo Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo) do PPGSNP e contou com a coordenação do professor Márcio Francelino.

a IMG-2172