PPGSNP promoveu minicurso de Segurança Química em Laboratórios

(10/08/2021)

O Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) promoveu recentemente treinamento de segurança para os técnicos e pós-graduandos do Programa. O minicurso “Segurança Química em Laboratórios” foi organizado e oferecido em três oportunidades: 12 e 13 de julho (T1), 15 e 16 de julho (T2) e 5 e 6 de agosto (T3). O minicurso, com carga horária de 4 horas, foi ministrado pelos técnicos do Departamento de Solos Adriana Mendonça, Geovani Silva, João Milagres, Júlio Nunes, Humberto Rosada e Marcus Vinícius.

O treinamento objetivou fornecer subsídios aos usuários dos laboratórios do DPS e PPGSNP relacionados aos procedimentos e condutas de segurança e incluíram os seguintes temas: Como realizar um trabalho seguro em um laboratório?; Conceitos de perigo, risco e exposição; EPIs – Equipamentos de Proteção Individual; EPCs – Equipamentos de Proteção Coletiva; FISPQ – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos; Pictogramas de perigo; Armazenamento e organização dos reagentes no Laboratório; Cuidados e segurança no manuseio de equipamentos e produtos; e Cuidados com os resíduos gerados.

Ao todo o minicurso teve 45 participantes, sendo 37 pós-graduandos, dois técnicos do DPS-UFV e seis técnicos terceirizados.

O PPGSNP agradece aos técnicos palestrantes o apoio e dedicação ao tema, tão relevante para o bom andamento dos projetos de pesquisa do Programa.

Tendo em vista as restrições impostas pela pandemia, o minicurso foi realizado na modalidade remota. Abaixo alguns dos momentos do minicurso.

Slide1 Slide2 Slide3