PPGSNP-UFV: 40 anos de história

logo 40 anos

O Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Universidade Federal de Viçosa (PPGSNP-UFV) completa 40 anos de existência neste ano de 2017. As atividades do Programa iniciaram com o Mestrado em março de 1977 e a primeira defesa aconteceu em 23/04/1979.

Nesses 40 anos, o PPGSNP-UFV tem procurado contribuir  com a ciência brasileira e com a formação de recursos humanos na área da Ciência do Solo. Muitos profissionais egressos do nosso Programa desempenham relevante papel em diferentes instituições público e privadas do país, o que nos enche de orgulho.

Para comemorar essa importante data, está sendo preparado um evento a ser realizado no próximo dia 01/12/2017 (sexta-feira), no Auditório do Edifício Silvio Starling Brandão. A programação prevista para essa comemoração é a seguinte:

8-12 h: Minicursos (clique aqui para saber mais)

14:00 – 14:30 h: Cerimônia de Abertura e Homenagens

14:30 – 16:00 h: Palestra “Agricultura e Ciência do Solo Brasileira: para além da produção de biomassa”, proferida pelo Dr. Flávio Camargo, Professor da UFRGS, ex-Presidente da SBCS e Presidente do 21st World Congress of Soil Science 2018)

16:00 – 18:00 h: Short talks (intervenções de 10 min com docentes do PPGSNP que desejarem expressar algo em relação ao passado, presente e/ou futuro do Programa. A proposta é que apresentem alguma experiência, aprendizado, sensação, impressão, percepção e outro sentimento ou vivência no Departamento de Solos e no Programa de Pós-graduação. O tema é livre e os títulos dos short talks serão divulgados em breve).

Durante a semana de 27/10 a 01/12 será apresentada uma exposição de fotos no hall de entrada do edifício Sílvio Starling Brandão. A ideia é apresentar fotos de vários momentos do Programa, com especial atenção à registros fotográficos de aulas teóricas e práticas, excursões de campo e viagens de disciplina, viagens para coleta de dados em campo ou para congressos, ou mesmo fotos do dia a dia no Departamento de Solos.

Esperamos contar com a presença e colaboração de todos.

WSD_Logo_Large_PT_2

As atividades de comemoração dos 40 anos do PPGSNP-UFV também estão articuladas dentro da mobilização em comemoração ao Dia Mundial do Solo, comemorado no mundo todo, por articulação das Nações Unidas, em especial da FAO, no próximo dia 5 de dezembro.

Para conhecer mais sobre o o Soil World Day visite aqui a página exclusiva da FAO alusiva à comemoração.