PPGSNP-UFV comemora Dia Mundial do Solo com o evento “(Re) Descobrindo o fósforo”

(16/12/2019)

No último dia 5 de dezembro o Grupo de Estudo de Fertilizantes (GeFert), o Departamento de Solos e o Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV organizaram o Simpósio de Fertilidade do Solos (SimFert) com o tema “(Re) Descobrindo o fósforo”. Este SimFert realizado no Auditório da Biblioteca Central da UFV foi idealizado em comemoração aos 350 anos da descoberta do fósforo por Henning Brand e ao Dia Mundial do Solo.

O evento reuniu cerca de 140 participantes, dentre estudantes de graduação, pós-graduandos, pesquisadores e profissionais de diversas instituições do país. O campus da UFV teve a honra de receber para o evento participantes dos estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

A programação foi composta por palestras e debates, que discutiram a importância do fósforo na agricultura brasileira, suas técnicas de quantificação e monitoramento, os desafios no uso racional do nutriente e das tecnologias de produção dos fertilizantes fosfatados.

Durante o SinFert foi realizada uma homenagem a importantes pesquisadores que compõem a história da Ciência do Solo brasileira no que diz respeito aos estudos de fósforo. Receberam a homenagem os pesquisadores: Antônio F Castro Bahia Filho (Pesquisador Empresa Milho e Sorgo), Víctor Hugo Alvarez V. (Professor – UFV) , Roberto Ferreira de Novais (Professor – UFV), Ibanor Anghinoni (Professor – UFRGS) Alfredo Scheid Lopes (Professor – UFLA), José Mario Braga (Professor – UFV), Naíram Felix de Barros (Professor – UFV), Sergio Jorge Volkweiss (Professor – UFRGS) e Wanceslau J. Goedert (Pesquisador Embrapa Cerrado).

Abaixo algumas fotos do evento, dos presentes, de uma das mesas e da comissão organizadora, formada por graduandos da UFV e pós-graduandos do PPGSNP, sob a coordenação do Professor Edson Mattiello, coordenador do GeFert.

gefert 3gefert 2gefert 1