PPGSNP-UFV escolhe a melhor tese de 2020 para concorrer ao Prêmio CAPES 2021

(10/05/2021)

Após processo seletivo interno, o PPGSNP-UFV selecionou a tese “Layered double hydroxides intercalated with borate anions: a new source of boron for plants” como a melhor tese de 2020 para representar o Programa e concorrer ao Prêmio CAPES de Tese – Edição 2021.

A tese escolhida é de autoria de Gustavo Franco de Castro, e teve a orientação do professor Edson Mattiello. O trabalho de pesquisa conduzido integra as atividades do GeFert (Grupo de Estudos de Fertilizantes) do PPGSNP-UFV e ocorreu em parceria com pesquisadores da da University of Florida, onde o doutor fez seu treinamento sanduíche.

Os critérios de escolha da tese incluíram o fato de apresentar mérito científico e caráter de originalidade, constituindo-se em um estudo de natureza básica mas de expressivo potencial de repercussão prática, focando em uma área estratégica e de elevada relevância para a agricultura brasileira, especificamente no desenvolvimento de fertilizantes mais eficientes.

A tese é composta com quatro capítulos, todos já publicados em revistas de alto impacto científico. Adicionalmente a tese gerou um depósito de patente.

O Dr Gustavo Franco (foto abaixo) foi recentemente contratado pela UFV, sendo professor no Departamento de Agronomia da instituição.

gustavo 3