Prof. Victor Hugo: sua trajetória no PPGSNP

21/06/2022

O professor Victor Hugo Alvarez Venegas dispensa apresentações. Seria impossível descrever sua trajetória no PPGSNP em apenas um parágrafo. Foi o maior colaborador do programa de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas, o mais longevo. A história do programa se confunde com a sua trajetória no Departamento de Solos da UFV. Colaborou com aulas e orientações desde seu início em 1977. Das 119 dissertações que orientou ou co-orientou, 84 foram no PPGSNP. Já em 1979 o prof. Maurício Fontes defendia sua dissertação sob sua orientação. Co-orientou em 1986 aquele que seria um dos seus maiores amigos na vida, o também grande colaborador do PPGSNP, prof. Hugo Ruiz. Outros ex-professores do PPGSNP também foram seus orientados, como o prof. Luiz Dias, no Mestrado (1985) e no doutorado (1991), e o prof. Jaime Mello, no doutorado em 1991. Ao total foram 33 teses de doutorado somente no PPGSNP. Com seu modo peculiar, era firme nas suas opiniões e guardião dos preceitos da construção do conhecimento científico. Executava sua missão de ensino com paixão juvenil e contribuiu na formação de grande parte daqueles que hoje fazem a Ciência do Solo no nosso país. Mesmo aposentado, continuou no PPGSNP como professor-voluntário, onde ministrou as disciplinas “Métodos de Análises de Solos e de Plantas” e “Avaliação da Fertilidade do Solo”, além de continuar a orientar estudantes. Irá deixar um grande vazio na rotina do Departamento e do PPGSNP, uma enorme perda para toda a Ciência do Solo. Saudade eterna do grande mestre.

cherge_Victor